ECOLÓGICOS. Estudantes fizeram trilha do conhecimento na Novo Citros
Cerca de 40 alunos de duas escolas municipais de Pareci Novo tiveram uma aula de campo nesta quinta-feira, dia 27; com direito a aventura, ar puro e lanche saudável. As turmas de 4ª e 5ª Ano da Beato Roque e da José Pedro Mendel visitaram a propriedade de cultivo ecológico da Novo Citrus, em ação dentro da 15ª Jornada do Meio Ambiente, em alusão ao mês da proteção à Natureza.
O conhecimento foi transferido pelo casal Willian Rada e Maria Helena da Rocha, que em suas terras fomenta a Oficina do Futuro. Ela explica que o modelo foi concebido pela Usina Itaipu Binacional, realizado em três etapas: Muro das Lamentações – aponta os problemas ambientas da cidade -; Árvore da Esperança – penduram frutos de papel contendo o que deve mudar –; Caminho Adiante – no qual escrevem soluções.
Estes eixos guiaram uma experiência imersiva nos 35 hectares, dos quais 70% de mata preservada, na comunidade de Coqueiral. Inclusive viram algumas dessas árvores nativas, e souberam que o Coqueiro Jerivá é parceiro do pomar, pois é capaz de trazer nutrientes do subsolo para perto das raízes superficiais de bergamoteiras e laranjeiras.
Ficaram ainda aos pés de pinheiros Araucária de 300 anos, cruzaram uma pinguela, comeram bergamota Pareci do pé e perceberam que as terras da família Rocha é cortada ao meio pela linha imaginária entre os biomas Pampa e Mata Atlântida. Ao longo de uma hora de trilha, faziam paradas para bate-papo, e em uma delas a Gestora Ambiental Maria Helena revelou porque aquela terra estava coberta de capim, que, no caso, é um protetor natural do solo.
Ação da Semana do Meio Ambiente
Retornando cansados, mas eufóricos, os aventureiros repuseram a energia com café da tarde preparado a partir de alimentos sem veneno. Conheceram a linha de produtos da Novo Citros, inclusive a Geléia de Tangerina sem açúcar; 1º lugar no Prêmio Award 2024 – Alimentos, na BioBrasil Fair, 15ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, em São Paulo, de 12 a 15 de junho.
A visita foi uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pareci Novo. Na próxima semana (terça ou quinta) outras duas escolas, do Matiel e do Bananal, participarão da atividade no sítio da empresa, encerrando a programação da Jornada do Meio Ambiente deste ano.