Atletismo. Esposa do atleta, Camila Kunz também subiu no pódio
Um dos expoentes do atletismo no Vale do Caí, o corredor Cezar Camillo voltou a competir após um longo período fora das pistas, e o retorno não poderia ter sido melhor. Em Canoas, o atleta brilhou na Corrida da Independência, disputada no último domingo (19), e foi campeão geral nos 3 km. A esposa de Cezar, Camila Kunz, também voltou a correr oficialmente nessa prova e conquistou o quarto lugar na categoria Geral Feminina.
Essa foi a primeira competição oficial de Camillo desde o começo da pandemia. Foram quase dois anos sem participar de uma prova, mas o longo período serviu como um incentivo extra para o atleta se superar em Canoas. “Corri bem, senti um pouco a falta de ritmo de prova, pelo tempo sem competir e também porque estava muito abafado e úmido no momento da largada”, relata.
“Desde o início da pandemia, eu só treinava, aí parava duas, três semanas, voltava… Desmotivava, pois treina, treina e nada de provas. É estressante e desafiador voltar depois de muito tempo parado. Em Canoas, procurei imprimir um ritmo forte já no início, para ver como me sentiria no quilômetro final e também para avaliar meus adversários, já que em provas curtas como essa, todos chegam praticamente juntos no final”, acrescenta Camillo, que chegou a abrir mais de 15 segundos para o vice-líder em determinado momento da corrida e apenas administrou o resultado nos metros finais.
Logo depois de vencer sua prova, Cezar deixou o lado atleta de lado para ser torcedor e incentivar a esposa Camila na reta final da prova feminina. “Feliz pelo resultado, principalmente pelo pódio da esposa. Mas feliz também de poder voltar a competir, rever amigos. O que vale, no final das contas, é a parceria de correr junto com ela (Camila) e encontrar os amigos. A corrida, além de esporte, é festa e diversão. Agora é focar na próxima prova, que está por vir”, declara o corredor.
O próximo desafio de Camillo é em São José dos Ausentes, no dia 1° de outubro, onde ele vai encarar a Rota das Águas e dos Cânions do Rio Grande do Sul, em prova válida pelo Campeonato Gaúcho de Trail Run (Corridas de Montanha). Essa etapa terá três percursos, de 8 km, 15 km e 22 km, com saída e chegada na Pousada Vale das Trutas, um local isolado em meio ao vale, com altitude média de 1.300 metros do nível do mar.
Nesta prova, Cezar poderá desfrutar de um dos trajetos ‘trail’ mais bonitos do Brasil, com lindas vistas na borda do Cânion da Rocinha, diversas cachoeiras, dezenas de travessias de rios e inúmeras trilhas dos antigos tropeiros e campos de altitude. “Será um percurso muito desafiador também, não só pela característica de trajeto técnico, com desnível negativo/positivo em forma de serrote, mas também pelas condições climáticas extremas”, projeta.
O atleta do Vale do Caí vai em busca de um lugar no pódio na disputa dos 15 km. “Ainda não me sinto 100% preparado para competir acima dos 15 quilômetros agora, mas irei com o objetivo de subir em um degrau do pódio. Espero que ocorra tudo bem na prova e, principalmente, nos meus treinamentos”, conclui.