Foi inaugurada na manhã dessa terça-feira, 26 de outubro, a nova ponte que dá acesso ao Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio. A cerimônia ocorreu exatos três anos, um mês e dois dias depois do temporal que, em 2018, acabou fazendo a estrutura original ceder. “Não é apenas uma ponte. É a construção de uma história; de fazer as pessoas acreditarem que essa é uma gestão diferente”, declarou o prefeito Gustavo Zanatta sobre a liberação. “Eu fico feliz que estamos conseguindo trazer mais este resultado.”
Foram vários os entraves no caminho para fazer a obra acontecer. O governo municipal, primeiro, solicitou verba à Brasília considerada muito alta, então foi demandado novo cadastro de projeto. O primeiro processo licitatório, depois, não recebeu interessados. Numa segunda tentativa, uma empresa iniciou as obras em 2019, mas a abandonou. Nova licitação foi lançada em 2020, uma nova empresa entrou, mas houve impasse em relação ao curso da água para a realização da concretagem que também atrasou a conclusão.
No meio disso, lembrou o gerente de contratos e convênios do Governo Zanatta, Silvio Kael, o Município quase perdeu o recurso federal destinado à ponte. Kael e o prefeito estiveram em Brasília em janeiro, no último dia de prazo, para conseguir a prorrogação do uso da verba. “Felizmente, o documento saiu na hora nos dando a oportunidade que está aqui”, destacou ele nessa terça-feira. O custo final da obra, segundo a Prefeitura, fechou em R$ 161,6 mil. Desses, R$ 131,2 mil vieram do orçamento da União.
Para o empresário Gilberto Isse, a entrega da ponte vai resolver um problema diário. Ele é proprietário da empresa Areias São Pedro, que fica logo depois da estrutura, e, desde 2018, só tinha acesso à propriedade por uma outra ponte nos fundos do pátio. “Essa ponte que estávamos usando tem um desnível de dois metros. Então, por vezes, nem bem dava enchente e eu já não tinha acesso à empresa. Outro problema era que o pontilhão era meio estreito e dificultava a passagem dos caminhões”, lembrou. “Essa obra, agora, ficou uma maravilha.”
Na inauguração, o prefeito Gustavo Zanatta apontou em direção ao Baixio como o seu próximo objetivo. A estrada, passando a empresa de areia, segue interditada; e a Administração projeta para os próximos dias um mutirão que faça melhorias na via indo até o balneário. Lá, também será feita limpeza, roçada e outras adequações. O governo ainda busca, em Brasília, verba para a execução de um projeto de revitalização mais completo do complexo. “Eu sei o quanto as pessoas me diziam, em campanha, que não tinham condições de ir pra praia e que queriam que trouxéssemos o Baixio de volta. Esse é o nosso próximo desafio voltado para esse lado da cidade”, prometeu.