Apae será instalada em Salvador do Sul

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador do Sul (Apae) recebeu a liberação para a instalação no município. A oficialização aconteceu na última sexta-feira, 13, com o envio da autorização assinada pelo presidente da entidade no Estado, Afonso Tochetto.

A formalização se deu após garantia do apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, que irá realizar o repasse financeiro necessário para viabilizar o atendimento às pessoas com deficiência física e intelectual.

“São muitos anos de luta e hoje estamos concretizando um projeto sonhado por mim e pelo Romeu desde 2005, ter habilitada a Apae em Salvador do Sul”, destacou Elisabeta Klein, coordenadora da comissão especial que será responsável pela instalação da instituição no município.

O prefeito Marco Eckert destacou a importância de ter a Apae em Salvador do Sul. “Tenho uma irmã especial e sei como é importante oportunizar para que eles convivam com a sociedade, por isso ter a escola na nossa cidade é tão importante, pois eles estarão em casa”, afirma o prefeito.

Instituição beneficiará cerca de 50 pessoas na cidade

Sirlei Maria Sewal é mãe do jovem Alexandre Sewald, 16, que desde os nove anos participa das atividades da Apae no município de Barão. Para ela ter uma Apae em Salvador do Sul vai refletir diretamente no atendimento das cerca de 50 crianças, adolescentes, jovens e adultos do município que poderão usufruir da instituição.

Sirlei conta que antes o filho ia até Porto Alegre na AACD, onde fazia reabilitação motora entre outras ações. Mas foi na APAE que fez amigos, tanto os colegas quantos os professores e profissionais de saúde.

“Ontem, por exemplo, não via a hora de ir à fisioterapeuta só pra brincar com os gremistas depois da vitória do Internacional”, disse a mãe. Muito emocionada com a notícia, Sirlei foi às lágrimas, tamanha a alegria. “É uma conquista de todas as mães”, afirma.

Agora com a habilitação, a comissão provisória dará andamento para a realização da primeira assembleia, na qual a comunidade que tem interesse em contribuir, seja como voluntário ou como doador, poderá participar. A assembleia tem previsão de ser realizada no final do mês de setembro.

Últimas Notícias

Destaques