Anvisa alerta para venda de vacinas falsas contra Covid-19 na internet

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta sobre a venda de vacinas falsas contra a Covid-19 na internet. Segundo nota divulgada pela agência, a Polícia Civil está investigando os casos.

No informe, a agência reitera que não há, até o momento, qualquer vacina registrada ou autorizada em caráter emergencial. A Anvisa lembra que, sem registro ou autorização para uso emergencial, uma vacina não pode ser comercializada. A aquisição de um medicamento sem registro ou autorização, acrescenta a agência reguladora, pode trazer riscos à saúde de quem toma a substância.

“Atenção, consumidores! A falsificação de medicamentos pode ocasionar danos irreversíveis à saúde, podendo levar a óbito, uma vez que não é possível verificar a segurança, a qualidade e a eficácia desses produtos”, acrescenta o texto. Além disso, as vacinas deverão ser destinadas, ao menos inicialmente, ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde serão distribuídas a estados e municípios por meio do Programa Nacional de Imunização.

Segundo o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia de Montenegro, André Roese, até o momento não há nenhum boletim de ocorrência com denúncias sobre vacina da Covid-19 no município. A Anvisa pede que os cidadãos denunciem à sua ouvidoria (encurtador.com.br/tEJU7) caso identifiquem tentativas de comercialização de medicamentos irregulares sem registro ou autorização do órgão.

Últimas Notícias

Destaques