Antigo presídio do Caí será transformado em espaço de lazer

A comunidade de São Sebastião do Caí terá em um futuro próximo um novo e amplo espaço para atividades culturais. Já está finalizado e aprovado pelo Estado, o projeto denominado Banco de Talentos do Caí, que prevê a reconstrução e transformação das ruínas do extinto Banco Pelotense, onde por último funcionou o antigo presídio da cidade, no bairro Navegantes, em espaço para a comunidade. A proposta foi apresentada nesta semana em reunião do município com o Instituto do Patrimônio Histórico do Estado (Iphae) e Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em Porto Alegre.

Elaborado pela equipe da empresa de arquitetura Escaiola – Arquitetura Rara e lançado em abril deste ano pelos arquitetos Cristiane Morrer, Juliana Betemps da Silva e Pablo Uez, o projeto terá lançamento oficial no próximo dia 15 de outubro, às 19 horas, no Centro de Cultura. Atividade será aberta para empresariado, autoridades, administração municipal, imprensa e público em geral. “Teremos ali um espaço cultural de suma importância para nossa comunidade. Vale destacar que o projeto foi aprovado e totalmente pago pelo Estado. Agora cabe ao município e o governo estadual buscar os recursos par sua execução”, destaca a coordenadora de Cultura da prefeitura, Ingrid Borchhardt.

O antigo presídio fica localizado na esquina das ruas Tiradentes com General Câmara, bairro Navegantes. Foi construído em 1886 e hoje é a única sede com paredes ainda em pé a ter sediado uma agência do extinto Banco Pelotense, entidade que marcou época no desenvolvimento do interior do Estado até a primeira metade do século 20. Devido ao fato de estar ao lado do Centro Integrado Navegantes e próximo da Escola Municipal Alencastro Guimarães, a estrutura após restauro deverá ser usada para atividades culturais e com estudantes da comunidade local, por isso a criação do Banco de Talentos do Caí.

Últimas Notícias

Destaques