O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Montenegro, tenente-coronel Oberdan do Amaral, quer modernizar e ampliar a rede de videomonitoramento nas cidades de atuação do Batalhão. Após apresentar suas ideias ao Prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, o oficial da BM tem visitado cidades vizinhas para pedir o apoio dos gestores municipais.
Uma das visitas foi ao município de São José do Sul. Acompanhado pelo tenente Enio Pastorio, Oberdan foi recebido pela Prefeita Juliane Bender e pelo vice-prefeito Laerte Junges. O assunto também foi tratado em Triunfo, Salvador, Maratá, São Pedro da Serra e Barão. “Expliquei como funciona o sistema de videomonitoramento e os gestores ficaram motivados à participar”, conta Oberdan sobre o resultado dos encontros.
O Centro de Obras da Brigada Militar elaborou um projeto para a construção de um Centro de Videomonitoramento. Em breve, o estudo deve ser apresentado, pelo tenente-coronel, ao Executivo de Montenegro. “Hoje o videomonitoramento funciona num local adaptado, não é um espaço adequado”, avalia Oberdan. A sala que recebe as imagens das câmeras de monitoramento está instalada na sede do Batalhão, em Montenegro.