Alunos de seis escolas municipais de ensino fundamental tiveram uma manhã atípica nesta sexta, 22. Isso porque eles participaram de uma sessão de cinema especial. A atividade foi promovida em parceria entre o Cine + Arte Tanópolis, a Secretaria de Meio Ambiente de Montenegro e escolas municipais, mostrando alguns aspectos da Educação Ambiental trabalhada nas escolas. Os pequenos tiveram ingresso, pipoca e refrigerante gratuitos, e assistiram ao filme “Wall-E”.
O filme conta a história de um robô compactador de lixo, que vive em uma Terra abarrotada de lixo produzido pelos humanos e poluída com gases tóxicos. Por conta disso, a humanidade deixou o planeta, vivendo provisoriamente em uma nave até que a superfície da terra fique limpa.
A professora Melícia Pereira do Nascimento trouxe seus alunos da EMEF Manoel José da Motta para assistir a atividade. Discutir o tema desde cedo com os alunos dentro da escola é importante. “A gente, como escola do campo, sempre preza pela Educação Ambiental, confecção de hortas, tratar o nosso lixo com mais qualidade. É bem importante para eles se alertarem”.
Lucas Soares Gonçalves Cheron, 10 anos estava animado para assistir o filme. Estudante da EMEF Bello Faustino, o pequeno esperava pacientemente o começo do filme com seus colegas. “Eu espero que o filme seja legal”, disse.
Para Daniela Garateguy, Educadora Ambiental da pasta de Meio Ambiente, a atividade foi programada para despertar a consciência ambiental nos alunos. “Além de ser uma ação de educação ambiental, também é uma ação social. É importante e atual que elas tenham a noção de como o lixo pode nos atingir”.