Na noite desta terça-feira, 23, o Teatro Therezinha Petry Cardona foi palco de um ensaio aberto protagonizado pelos alunos da graduação em Dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). O evento foi conduzido pela professora e coordenadora do curso, Silvia da Silva Lopes.
Silvia destacou a importância do ensaio aberto como uma ferramenta pedagógica essencial na formação dos estudantes. “Normalmente, realizamos a mostra de final de semestre como uma oportunidade de exercício prático para os alunos. Mas, neste ano, por conta das enchentes, não conseguimos realizar. Então surgiu a ideia do ensaio aberto” explica. Antes da pandemia, as mostras de arte da Uergs eram realizadas em conjunto com outras áreas artísticas, proporcionando uma troca de experiências entre os diferentes cursos. “Esse é um exercício de composição coreográfica que envolve vários componentes, como música ao vivo, luz, figurino e a própria coreografia,” afirmou Silvia.
O ensaio aberto contou com a participação de 11 alunos, incluindo um estudante de teatro e quatro de música. Dos oito trabalhos apresentados, quatro tiveram música ao vivo, evidenciando a colaboração entre os diferentes cursos. “Os alunos compuseram a coreografia e participaram de todo o processo criativo, integrando movimento, música, luz e figurino para transmitir uma mensagem ao público,” disse Silvia.
Para a professora, o ensaio aberto não é apenas uma preparação para a apresentação final, mas um evento em si que permite ao público acompanhar todo o processo criativo dos alunos. “O público pôde ver desde o teste de luz, o aquecimento dos alunos até as combinações de última hora. Isso transforma o processo em uma obra de arte por si só, mostrando o que acontece antes do espetáculo começar,” concluiu.
Confira algumas fotos: