O DESAFIO ESTÁ COMEÇANDO. É hora de colocar técnica e teoria em prática
Alunos da Escola Sesi Heitor José Müller partiram na madrugada desta quarta-feira, 2, rumo ao Rio de Janeiro para participar do Festival Internacional Sesi de Robótica, realizado pelo Serviço Social da Indústria, no período de 2 a 5 deste mês. A Equipe MonT representa a região do Vale do Caí na disputa que envolve estudantes de diversos estado brasileiros e de outros países.
O Sesi é o operador oficial da FIRST Robotics Competition (FRC) no Brasil. Na categoria FRC, estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de até 54 kg. Para cumprir as provas da competição, a equipe de Montenegro conta com o robô Everest. O protótipo foi enviado à Cidade Maravilhosa via terrestre, com saída de seu município de origem na semana passada.
Nos últimos meses, os estudantes realizaram uma série de ajustes no robô, o que possibilitará maior eficiência na execução das tarefas durante o evento. A equipe de estudantes se dedicou cerca de 30 horas semanais para aprimorar o robô. O professor de matemática Oto Silva atua como técnico do grupo, orientando e auxiliando os alunos em suas criações. Segundo ele, Everest está mais ágil e com uma garra que dá maior autonomia para executar suas funções. “Foi desafiador colocar o desenho em funcionamento”, diz Oto.
Conforme o professor, o apoio de empresas locais contribuiu para as melhorias na máquina, através da doação de materiais. “É muito legal ver a cidade abraçando este projeto”, comenta o técnico.
Os alunos estão empolgados e ansiosos para a experiência inédita de participar de uma competição internacional. Além das habilidades técnicas e de construção do robô, eles ressaltam o crescimento nas questões de trabalho em equipe. “Participar da competição internacional é uma experiência incrível e única. Acredito que será inesquecível”, avalia a estudante Arieli Martins, integrante do grupo de Comunicação da Equipe.
O aluno Felipe Tonelo compartilha da alegria e expectativa dos demais colegas em relação ao Torneio. Contudo, ele lembra que esse momento é a culminância de um trabalho que começou a ser feito há tempos, envolvendo muita pesquisa, criatividade, persistência e parceria.
A participação no Festival Internacional Sesi de Robótica é resultado da classificação conquistada no Festival Sesi de Robótica, realizado em Brasília no mês de março deste ano. A equipe MonT garantiu seu lugar na categoria FRC após se destacar em disputas com outras 42 equipes.
Os estudantes da instituição de ensino de Montenegro fazem parte de um trio de escolas do Rio Grande do Sul que irá participar da competição, sendo a única classificada do Vale do Caí. Além dela foram classificadas as equipes Robot – da Escola Sesi de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan de São Leopoldo – e Under Control – do Colégio Marista Pio XII de Novo Hamburgo.