No início da tarde desta sexta-feira, dia 1º, alunos do Jardim dois, da Escola Municipal de Ensino Infantil Gente Miúda, assistiram uma peça de teatro na Estação da Cultura. A reciclagem foi o tema central da mostra teatral intitulada “As aventuras de Fortúno”.
A atriz e autora da obra, Maristela Marasca, de 53 anos, conta que a peça surgiu da ideia de conscientizar sobre o descarte correto de lixo, e valorizar o papel do catador na sociedade. “É muito importante quando o nosso público são as crianças. Elas recebem muita informação e ao chegar em casa compartilham a experiência com os pais. E assim, espalham a mensagem,” comenta Maristela.
Fortúno, personagem central da peça, é um catador que acaba se apaixonando por Rosa Maria, representada por Maristela. Ao decorrer das cenas, Fortúno da uma aula de reciclagem à Sarmento, homem que compra lixo dos catadores, mas descarta os resíduos no rio de maneira irresponsável.
O pequeno Heitor Moraes da Silva, de 5 anos, aluno da EMEI Gente Miúda, conta que adorou a experiência. “Gostei bastante da peça, vou contar para meus pais que não podemos largar o lixo nos rios”, diz a criança.
A peça de teatro foi alusiva ao Mês do Meio Ambiente. Roney Cavalheira, representante da secretaria do meio Ambiente, salienta que, o objetivo de ações como essa é incentivar a preservação dos recursos naturais do planeta. “A base é feita em casa, mas, eles aprendendo na rua passam isso para os adultos também,” conclui Roney.