Alunos arrecadam quase 2 toneladas de resíduos e trocam por alimentos em Triunfo

Os alunos da Escola Municipal De Ensino Fundamental Almirante Barroso, em Triunfo, deram um exemplo de mobilização em prol da preservação ambiental e do meio ambiente através da reciclagem. Com o apoio de funcionários e professores, eles participaram do projeto Plastitroque, da Braskem, e arrecadaram 1.834 quilos de resíduos sólidos, que foram trocados por alimentos em um total de 272 kits distribuídos. A ação aconteceu entre os dias 15 e 23 de setembro. Os materiais coletados serão destinados à Associação Ecológica dos Recicladores da Ponte Seca (AECO), em Triunfo.

“Em edições deste ano, vimos muitos exemplos de solidariedade entre os alunos, que realizaram mutirões com os colegas para arrecadação de resíduos, formando uma rede que tem impacto positivo”, analisa Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul. No Plastitroque, garrafas plásticas, sacolas, tampinhas, embalagens de produtos de limpeza, higiene e alimentos são pesados e convertidos em plasticoins, uma “moeda ecológica”. Esses plasticoins são trocados por kits com alimentos; aos alunos. Cada 900 gramas de resíduos, por exemplo, equivale ao kit 1 (1 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 achocolatado em pó, 1 litro de leite e 1 gelatina) e 1,5 kg de resíduos ao kit 2 (2 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 achocolatado em pó, 2 litros de leite e 2 gelatinas).

“Queremos compartilhar conhecimento sobre o funcionamento da cadeia da reciclagem e a importância da coleta seletiva. Quanto mais cedo começarmos essa conscientização, melhor para retirarmos resíduos do ambiente e aumentarmos a economia circular”, completa Fleischer.

O aluno do 2º ano da Almirante Barroso, Arthur Avila Bianchim, entregou sozinho 503,67 quilos de resíduos, um recorde nacional do projeto da Braskem. Como reconhecimento do empenho, ele ganhou uma bicicleta. “Eu fiquei muito feliz de tirar o plástico do meio ambiente e trazer para escola para ajudar as pessoas que trabalham com a reciclagem. Agora vou contar para os meus colegas para eles trazerem bastante plástico para cá”, revela. O segundo colocado ficou para a estudante Elana Mikely Lopes de Souza, que levou 85,32 quilos, seguida da aluna Katarina Marques de Azevedo, com 79,2 quilos. A funcionária Maria Luiza Santos Machado entregou 33,75 quilos. Os destaques receberam uma cesta com material escolar e chocolates numa cerimônia que ocorreu nessa sexta-feira, dia 23.

Últimas Notícias

Destaques