Pesquisa sobre hábitos de leitura foi destaque na MOSCLING
As estudantes marataenses Bianca Nonnemacher, Eduarda Schaeffer Schmidt e Samara Schneider Schossler, do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Cristiano Höher, foram premiadas na II Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho (MOSCLING), promovida no Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa delas sobre hábitos de leitura recebeu menção honrosa entre os Anos Finais e também foi selecionada para a 1ª Mostra Capital 2023, que ocorrerá na cidade de Feliz.
As alunas de Maratá participaram da II MOSCLING como forma de premiação pela colocação na II Schulmesse de Maratá, ocorrida em agosto. O trabalho “Hábitos de leitura” foi orientado por Janaina da Rosa, que acompanhou as estudantes em Tramandaí na apresentação presencial que ocorreu no dia 12 deste mês. O evento também ocorreu de forma virtual nos dias 13, 14 e 15.
Segundo Janaína, o tema abordado foi o segundo pensado pelas alunas. “Juntas, elas optaram pelo tema de hábitos de leitura já que todas elas gostam muito de ler”, revela. A orientadora salienta que na escola há, sempre, para os estudantes um período de 15 minutos de leitura. “Elas queriam saber até que ponto são válidos esses 15 minutos para os alunos”, comenta.
Sobre a pesquisa científica na escola, Janaína destaca que a considera muito importante. “(A pesquisa) faz com que os alunos tenham interesse sobre novos assuntos e, através disso, eles desenvolvem a reflexão, o conhecimento cultural, o espírito investigativo e também a capacidade de argumentação”, enumera.
A pesquisa “Hábitos de leituras” teve como problema o questionamento “como a falta de incentivo está ligada à falta de interessa na leitura”. Para verificar as hipóteses levantadas, as alunas realizaram pesquisa e também aplicaram um questionário e realizaram entrevistas. Os dados levantados apontaram que 92,85% dos alunos que possuem o hábito de ler foram incentivados a manter tal hábito – confirmando duas das hipóteses levantadas, desconfirmando outra e mostrando uma quarta como contradição.