FAIXA ELEVADA é solução defendida para trazer mais segurança
Desde a conclusão do asfaltamento da Estrada Selma Wallauer, no Faxinal, em 2023, a via se tornou uma alternativa mais rápida para motoristas que desejam evitar a BR-470 e acessar a RSC-287. No entanto, esse aumento no tráfego trouxe um problema: a alta velocidade dos veículos.
Márcia Gallas, moradora local, relata que motoristas frequentemente trafegam em velocidades altas, muitas vezes acima de 80 km/h, chegando até 100 km/h, sendo que a velocidade na via é de 40 km/h. “O trecho tem sido muito usado para desvio da BR-470 para acessar a RSC-287, então tem bastante movimento de veículos pequenos e grandes”, afirma Márcia.
Essa situação ocorre diariamente, com veículos leves e pesados passando pelo local em alta velocidade. Os moradores da região têm sofrido com diversas consequências, incluindo atropelamentos de animais, que muitas vezes pertencem aos próprios residentes ou são animais abandonados na área. “Apesar do Faxinal ser considerado área urbana, ainda tem muitos moradores que possuem sítios e têm animais, o que torna ainda mais perigoso que aconteça algum acidente maior, que por sorte ainda não aconteceu. Mas a Prefeitura tem que tomar alguma medida antes que o pior aconteça”, alerta Márcia.
Além do risco aos animais, a alta velocidade dos veículos também representa um perigo significativo para os pedestres. “Está perigoso para andar pela via também, porque em muitos trechos os pedestres têm que passar por dentro da via para desviar dos matos da calçada. Então corre o risco de acontecer algum acidente. Também é perigoso para nós, que somos moradores, para acessar a via saindo de casa, pois pode vir um carro em alta velocidade e bater”, destaca a moradora.
Cansada de esperar por uma solução, Márcia organizou um abaixo-assinado em dezembro do ano passado, coletando assinaturas de vários moradores e protocolando o documento na Prefeitura, pedindo uma solução para o problema. Para ela, a solução seria a construção de faixas elevadas, o que forçaria os motoristas a reduzir a velocidade ao passar pelo local.
Em resposta às preocupações dos moradores, o Diretor de Transporte e Trânsito, Paulo Reinaldo Tempas Junior, informou a Prefeitura está ciente do problema e estuda medidas para melhorar a segurança na Estrada Selma Wallauer. “Estamos estudando, sim, a instalação de faixas elevadas na via. Já levantamos o assunto ao Conselho Municipal de Trânsito também”, afirmou Tempas.