Projeto Proteja foi desenvolvido com alunos da rede municipal de ensino
Crianças da rede municipal de ensino de São José do Sul estão tendo nesta sexta-feira, dia 21, uma ação especial voltada para o combate à obesidade infantil e em atenção à alimentação saudável. A programação faz parte da Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), uma estratégia nacional intersetorial que tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças.
Entre as ações que ocorreram pela manhã e que voltam a ocorrer agora à tarde, estão apresentação teatral com o grupo Turma do Dionísio, que apresentou o espetáculo Juju e Chimia, brincadeiras com brinquedos infláveis, lanche saudável e estandes que ensinavam sobre cáries e alimentação saudável.
A nutricionista e responsável técnica pelo Proteja em São José do Sul, Márcia Hanauer, explicou que o projeto incentiva a criação de ações para tentar diminuir a obesidade infantil e proporcionar mais saúde para as crianças. A ação desta sexta-feira busca realizar isso de forma lúdica, fazendo com que as crianças do pré ao 9º Ano do Ensino Fundamental percebam a importância da alimentação saudável e do exercício físico.
Márcia ressaltou que São José do Sul é um dos 30 Municípios do Rio Grande do Sul a receber o projeto. Num primeiro momento, foi feito um mapeamento com diagnóstico dos escolares. A nutricionista relatou que a questão da obesidade infantil preocupa os gestores municipais. “São José do Sul tem um índice relativamente alto de crianças com sobrepeso e obesidade”, revelou.
O secretário municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Ademir Kochenborger, confirmou que o tema da obesidade infantil preocupa e ressaltou que o projeto é muito importante para combatê-la. Já a secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Carla Maria Specht, salientou que o tema da alimentação saudável já é tratado nas escolas do Município.
“Nossa merenda exclui o açúcar e conta com a preparação de doces apenas uma vez por mês”, comentou Carla. “Já o nosso projeto pedagógico faz trabalho voltado para a alimentação saudável”, complementou. A secretária salientou que os cardápios das escolas são preparados pela nutricionista Luciana Tonietto Seibel e que, junto com a secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, existe o programa Saúde na Escola, do qual a nutricionista Márcia também participa.