Alimentação saudável e combate à obesidade infantil em foco em São José do Sul

Projeto Proteja foi desenvolvido com alunos da rede municipal de ensino

Crianças da rede municipal de ensino de São José do Sul estão tendo nesta sexta-feira, dia 21, uma ação especial voltada para o combate à obesidade infantil e em atenção à alimentação saudável. A programação faz parte da Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (Proteja), uma estratégia nacional intersetorial que tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças.

Teatro abordou hábitos saudáveis que devemos ter

Entre as ações que ocorreram pela manhã e que voltam a ocorrer agora à tarde, estão apresentação teatral com o grupo Turma do Dionísio, que apresentou o espetáculo Juju e Chimia, brincadeiras com brinquedos infláveis, lanche saudável e estandes que ensinavam sobre cáries e alimentação saudável.

A nutricionista e responsável técnica pelo Proteja em São José do Sul, Márcia Hanauer, explicou que o projeto incentiva a criação de ações para tentar diminuir a obesidade infantil e proporcionar mais saúde para as crianças. A ação desta sexta-feira busca realizar isso de forma lúdica, fazendo com que as crianças do pré ao 9º Ano do Ensino Fundamental percebam a importância da alimentação saudável e do exercício físico.

Márcia revelou que obesidade infantil é um tema que preocupa

Márcia ressaltou que São José do Sul é um dos 30 Municípios do Rio Grande do Sul a receber o projeto. Num primeiro momento, foi feito um mapeamento com diagnóstico dos escolares. A nutricionista relatou que a questão da obesidade infantil preocupa os gestores municipais. “São José do Sul tem um índice relativamente alto de crianças com sobrepeso e obesidade”, revelou.

O secretário municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Ademir Kochenborger, confirmou que o tema da obesidade infantil preocupa e ressaltou que o projeto é muito importante para combatê-la. Já a secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Carla Maria Specht, salientou que o tema da alimentação saudável já é tratado nas escolas do Município.

“Nossa merenda exclui o açúcar e conta com a preparação de doces apenas uma vez por mês”, comentou Carla. “Já o nosso projeto pedagógico faz trabalho voltado para a alimentação saudável”, complementou. A secretária salientou que os cardápios das escolas são preparados pela nutricionista Luciana Tonietto Seibel e que, junto com a secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social, existe o programa Saúde na Escola, do qual a nutricionista Márcia também participa.

Estudantes também aprenderam mais sobre cáries

Últimas Notícias

Destaques