Feira de orgânicos. Empreendedores rurais da região marcam presença no maior evento da América Latina
Em que pese a economia brasileira ainda estar em recuperação, o mercado de orgânicos não apenas está aquecido, mas também em franco desenvolvimento. A constatação é do agricultor ecológico Ernesto Kasper, que na última semana participou da 14ª edição da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina. Ligado à Ecocitrus e à Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista (Abrabio), o montenegrino afirma que o evento é um termômetro do setor e, neste sentido, a cada edição se percebe crescimento substancial. “A tendência é sempre aumentar, porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. E, nesta edição, fiquei impressionado com a quantidade de novos produtos veganos”, comenta.
Gestora ambiental e responsável técnica pela agroindústria Novo Citrus, de Pareci Novo, Maria Helena da Rocha destaca que neste ano a feira se mudou para o Anhembi, um espaço maior e com amplo estacionamento. “Neste ano, nossas expectativas foram superadas, porque o novo local oportunizou que lojistas de São Paulo e locais mais próximos comprassem direto na feira, pois puderam estacionar bem perto dos pavilhões. Até então, não havia essa possibilidade”, comenta.
Segundo ela, a Bio Brazil é um momento ímpar para a empresa ter um contato direto com os lojistas e os consumidores. A possibilidade de degustar os produtos facilita muito os negócios, porque assim se pode saber exatamente o que se está levando para casa. “Muita gente nos conhece somente pelo site, então o contato pessoal faz bastante diferença. A conversa com o lojista é enriquecedora porque ele traz exatamente o sentimento do consumidor.”
Estima-se que o faturamento do mercado brasileiro de orgânicos ultrapassou a casa dos R$ 3,5 bilhões no ano passado. Para 2018, a expectativa é expandir o segmento em 20%, conforme o diretor executivo do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), Ming Liu. Nesta edição, a feira teve 167 expositores.
A exposição, porém, não se resume a números. Ernesto acha fundamental estar presente para conversar pessoalmente com os empreendedores da área, além do consumidor final. “É importante estar lá para entender bem o mercado, conhecer os mercados, alinhar parcerias e até mesmo estar a par de debates a respeito das políticas públicas do nosso setor, que muitas vezes querem nos espremer. Sempre temos preocupação com o lado social do nosso negócio”, acrescenta.
Expositora desde a primeira edição da Bio Brazil, a agroindústria de Pareci Novo também salienta a importância da troca de ideias. “Sempre se aprende muito, porque acontece uma troca de experiências muito intensa, que nos ajuda a crescer”, observa Maria Helena da Rocha, responsável técnica pela empresa.
Hart’s lança barrinhas para crianças
Referência nacional em barrinhas de cereal saudáveis, a Hart’s Natural, de Pareci Novo, participou na última semana da Bio Brazil Fair/Biofach América Latina — maior feira de produtos orgânicos e de agroecologia da América Latina. A empresa levou aos pavilhões do Anhembi, em São Paulo, o seu mix de produtos orgânicos, inclusive o lançamento “Kiddies Orgânica”. A linha traz três sabores de barrinhas 100% naturais voltadas para o público infantil: a Kiddies Frutas + Veggies, Kiddies Chocolate e Kiddies Morango.
O público que passou pelo estande da Hart’s também teve a oportunidade de conhecer as novidades da linha de barras Love, nos sabores Açaí e Baobá. O produto é à base de tâmaras orgânicas, é livre de lactose e de glúten e, além disso, possui certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira. A Love Baobá, feita a partir de planta africana conhecida como Árvore da Vida, também possui a certificação kosher da BDK, ou seja, significa que é feita em conformidade com as normas da alimentação dos judeus ortodoxos.
Fundada em 2010, a Hart’s Natural tem em seu mix as barras Hart’s, Love, Move, BeNuts, Vegana e os mixes Super Skinny, de Aveia e de Baobá. Atualmente, os produtos da marca são distribuídos em todo o Brasil por meio de redes de varejo tradicional e lojas especializadas em alimentos funcionais, além de e-commerce.
Novo Citrus inova em receitas e rótulos
Com 20 anos de mercado, a agroindústria familiar e ecológica Novo Citrus levou à Bio Brazil Fair a sua linha de geleias orgânicas — 100% fruta e sem adição de açúcar —, que agora estão com nova rotulagem. Os visitantes do estande tiveram a chance de provar todos os sabores: uva, maçã, banana, figo, goiaba, tangerina, melancia, maçã com tangerina e banana com goiaba. “Algumas delas estão com receita nova. Já fizemos as geleias sem açúcar há 18 anos, mas investimos em melhorias e foi uma surpresa gratificante a satisfação do público ao degustá-las na feira”, conta Maria Helena da Rocha.
Conforme a empresa, as geleias e doces da marca se diferenciam dos produtos dietéticos em geral por não conterem nenhum tipo de adoçante nem conservante. O portfólio da Novo Citrus apresenta vários itens orgânicos, entre sucos, geleias, doces, molhos de tomate, biomassa de banana verde e até mousses à base de biomassa — este último um produto exclusivo no mercado brasileiro.
Doces Vapor Velho inaugura agroindústria
Hoje, às 15h, Montenegro ganha oficialmente uma nova agroindústria familiar. Com apoio da Emater, a empresa Doces Vapor Velho será inaugurada, na estrada Vapor Velho, 1.141. O projeto é encabeçado pelo jovem Charles Kauer, ao lado dos pais Vânia e Cláudio.
A empresa rural é pioneira na produção de geleia de bergamota, que teve início ainda em setembro do ano passado. Além desse sabor, a Doces Vapor Velho prepara e comercializa outros sabores de geleia, como laranja e bergamota com pimenta, além de casquinha de laranja.