Água, uma fonte de vida ameaçada pelo desperdício

A importância dos recursos hídricos nos dias atuais é o foco de uma palestra que terá também dicas práticas de economia

Fundamental para a sobrevivência e para o desenvolvimento econômico, a água deve ser usada de forma racional, evitando desperdício. Sua importância nos dias de hoje é tema de uma palestra dirigida principalmente aos integrantes do grupo Maturidade Ativa, do Sesc, mas aberta à comunidade em geral. O evento ocorre hoje, no Teatro Therezinha Petry Cardona, das 14h30min às 16h.

O assunto será abordado pela assessora e gestora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Joana Mara dos Santos. Ela antecipa que o tema será tratado de forma simples e didática incluindo dicas de economia de água.

A existência de água nos mares, rios e até no subsolo causa a falsa impressão de que é infinita. Há números, porém, indicando que a quantidade de água em condições de consumo é muito menor do que se imagina. Quase 70% do planeta é coberto por fontes, mas apenas 2% das reservas são de água doce. E a quantidade potável e disponível para matar a sede é bem menor, não chega a 1% do total, conforme dados divulgados no Manual de boas práticas ambientais, publicado pelo Senado Federal.

Conforme consta no manual, a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender necessidades de consumo. Os brasileiros, no entanto, utilizam 150 litros e os americanos gastam o dobro, chegando a 300 litros.

Se não houver mudanças de atitudes, a água, que é fonte de vida, continuará ameaçada tanto pelo desperdício como pela poluição e falta de saneamento básico. Ações como a Semana Municipal da Água, por exemplo, oportunizam o debate sobre o assunto visando a conscientização sobre a necessidade de sua preservação.

Temporal altera programação da Semana
A palestra sobre a importância da água integra a programação da III Semana Municipal da Água, que ocorre paralelamente a XVII Semana Estadual da Água, e XXIV Semana Interamericana da Água. A abertura oficial seria ontem, na Escola Ema de Ramos Moraes, no bairro Estação, mas foi adiada devido à falta de energia e aos estragos provocados pelo temporal ocorrido na noite de domingo, neste e em outros educandários da rede municipal.

A programação de hoje, no entanto, foi mantida. Além da palestra, haverá recolhimento de pilhas e baterias pequenas, bem como óleo de cozinha em vidros ou garrafa PET. A distribuição de mudas e que ocorreria ontem será realizada nesta terça-feira no mesmo local da palestra, no Teatro Therezinha Petry Cardona. Embora a programação inicie hoje, Joana Mara dos Santos esclarece que as atividades de amanhã incluem um momento de abertura oficial da Semana em horário e local a serem definidos.

Saiba Mais
A Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 1,7 milhão de pessoas morrem por ano, no mundo, devido à contaminação das águas. Infelizmente as projeções não são animadoras. Mantidas as tendências atuais, em 2050, metade da população mundial não contará com a quantidade mínima de água para o consumo diário.

No Brasil, segundo dados do Instituto Sócio-Ambiental (ISA) e da Agência Nacional das Águas (ANA), antes mesmo de chegar ao consumidor, quase metade da água produzida é desperdiçada devido a fraudes, vazamentos e falta de manutenção na rede de abastecimento.
Fonte: Manual de boas práticas ambientais, publicado pelo Senado

Últimas Notícias

Destaques