Um “açude” improvisado surgiu em um terreno localizado na rua Pedro José Francisco, próximo ao número 515, no bairro Senai, em Montenegro, gerando preocupações entre os moradores da área. Segundo relatos, o acúmulo de água no local tem favorecido a proliferação de mosquitos e outros insetos, devido à vegetação alta.
Uma moradora, que optou por não ter sua identidade divulgada, conta que reside no bairro há pouco mais de um ano e desde então tem observado o agravamento da situação. Apesar de terem acionado a prefeitura e registrado protocolo, até o momento não houve intervenção das autoridades do município. A presença intensa de mosquitos, especialmente durante a noite, tem sido uma das principais queixas dos cidadãos afetados, principalmente por medo em meio ao surto de Dengue na cidade.
Além disso, outra questão de segurança preocupa os moradores, as bocas de lobo danificadas e cobertas pelo mato. Há o risco de que alguém não perceba esses buracos e acabe sofrendo quedas ou ferimentos. São duas aberturas identificadas, uma delas localizada na parte frontal do terreno e a outra na esquina.
A Administração Municipal, após ser informada pela reportagem sobre a demanda, na manhã da sexta-feira, dia 19, deslocou uma equipe da Vigilância em Saúde ao local. Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, não foram identificados focos do mosquito transmissor da Dengue no local. Devido à área ser particular, a fiscalização de Obras e Posturas foi acionada para notificar os proprietários sobre a urgência da limpeza e drenagem da área. Especificamente sobre as bocas de lobo, não foi dada informação.