Acesso. Sindicato encaminha pedidos digitais, enquanto Instituto não traz solução
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro está encaminhando processos de pedido de auxílio doença ou maternidade de seus associados. O atendimento remoto, empregado durante o fechamento das Agências INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na pandemia, tem apresentado dificuldades técnicas aos agricultores familiares. Mas como já digitalizou seus serviços, inclusive o pedido de aposentadoria, a entidade de classe tem obtido sucesso em intermediar o encaminhamento dos pedidos.
Aqueles que estão tentando por conta própria encontram obstáculos com acesso à internet, digitalização e ‘escaneamento’ de documentos, como o laudo médico de comprovação da incapacidade. “Quem vai direto não consegue, e o auxílio-doença é o pior”, confirma a presidente do Sindicato, Maria Regina da Silveira. Ela descreve que aos poucos estão conseguindo vagas (horários para entrega dos documentos) – de um ou outro processo – para avaliação.
Inclusive, o atendimento pelo Telefone 135 estaria ainda pior. Além de demorado, pede para digitalizar a documentação, dificultando o envio, enquanto o pedido segue em aberto no sistema.
E Maria Regina ressalta que, mesmo o processo finalizado pelo atendimento remoto, os auxílios doença e maternidade serão alcançados apenas com o retorno do atendimento presencial. “A gente consegue encaminhar, enviar tudo, só que as pessoas não receberão até passar essa pandemia”, explica. As mesmas dificuldades não ocorrem com o encaminhamento de aposentadoria.
Instituto está debatendo com sindicatos
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) assinala que, embora o Governo Federal tenha anunciado mecanismos para facilitar a concessão de auxílio-doença à comunidade em geral, o sistema remoto ainda não funciona aos agricultores familiares. Inclusive, aponta que o INSS não analisa os documentos que comprovam a atividade rural.
Praticamente 100% destes benefícios estariam sendo indeferidos, por alegações de que o solicitante não comprovou ser segurado especial ou que há problemas no atestado médico. Questionado pelo Ibiá, o Instituto declarou que “está em contato com as entidades representativas destes segurados para detalhar o assunto”. Todo agricultor familiar é considerado segurado especial, desde que preencha pré-requisitos.
Os canais de atendimento remoto:
Meu INSS (gov.br/meu inss, site e aplicativo) e Telefone 135, em regime de plantão para atendimento agendado, tirar dúvidas a respeito de serviços e benefícios
*Agências seguem fechadas até o dia 10 de julho, com retorno gradual no dia 13 de julho