Aeroclube de Montenegro promove Festival de Voos de Planadores

A 1ª edição do Festival de Voos de Planadores do Aeroclube de Montenegro ocorre ao longo deste domingo, dia 10. A iniciativa tem entre seus objetivos promover momentos de lazer para a comunidade local e aproximá-la da escola de pilotos do município. Os portões estarão abertos até as 17h para quem quiser saber mais sobre voos de planadores, obter informações sobre o funcionamento do Aeroclube, ou, para, simplesmente, desfrutar de um momento de descanso na companhia de familiares e amigos.

 

Kadu Müller, coordenador do departamento de voos de planador da instituição, destaca que o Aeroclube de Montenegro é referência em voos de planadores no Estado. As instruções para esse tipo de voo tiveram início, na escola, na década de 1980 e continuam sendo realizadas até hoje. “O voo de planador, além de ser um ótimo esporte, é uma importante ferramenta formadora de pilotos. É um voo que aperfeiçoa o trabalho em equipe, ele precisa de no mínimo quatro pessoas envolvida para ocorrer”, explica Kadu.

Fora o Festival, os  voos panorâmicos ocorrem diariamente. Mas os cidadãos também podem usufruir do local para outras atividades. “A intenção é integrar a população de Montenegro a este lugar que é público, embora muitos não saibam disso.O Aeroclube está aberto para receber quem quiser vir tomar seu chimarrão e ver nosso trabalho”, ressalta o piloto Anderson Ramos.

Mateus Stein é um exemplo de quem, desde cedo, soube aproveitar a estrutura do Aeroclube. Na infância ele ia para a escola na companhia do pai, que era piloto. Quando cresceu, Mateus fez todos os cursos necessários e se tornou piloto agrícola. O carinho pelo local é grande. “Morei um período na Bahia, mas sempre mantive o contato com o pessoal daqui”, relata.

O Aeroclube também teve importante participação na vida de Mateus quando sua esposa, Camila Leal Stein, estava grávida. O casal optou em fazer o chá de revelação do sexo do bebê na escola de pilotos. Hoje com 11 meses de vida a pequena Valentina Leal Stein retorna ao local nos braços do pai para, quem sabe, dar continuidade ao ciclo de relações  estabelecido no local. “É importante a comunidade conhecer o Aeroclube. Poucas cidades têm um local como este, precisamos valorizar isso”, diz Mateus.

A piloto agrícola Juliana da Silva Voelcker mora em Porto Alegre, mas tem um carinho especial pelo local onde realizou diversos cursos e ministrou instruções. Juliana não quis ficar de fora das atividades deste domingo. “Quando estou voando tenho certeza que é o que quero fazer para o resto da vida. É indescritível! Esse é o meu lugar”, conclui Juliana.

 

Últimas Notícias

Destaques