Em troca de dois domingos trabalhados, funcionários vão gozar de quatro folgas, no Carnaval e em janeiro e fevereiro
Durante o mês de dezembro, o comércio montenegrino vai abrir suas portas também aos domingos, com a finalidade de reduzir a evasão dos consumidores para outras cidades, especialmente aos shoppings centers da Região Metropolitana. Em acordo firmado em Convenção Coletiva entre o Sindicato dos Empregados do Comércio de Montenegro (SindiComerciários) e o Sindilojas (patronal) ficou definido que, em dezembro, os funcionários podem trabalhar dois domingos consecutivos ou alternados, sem acréscimo no salário. Em compensação, devem folgar nos dias 12 e 13 de fevereiro – período de Carnaval – e mais dois dias em janeiro ou fevereiro. A escolha das datas fica a critério do empregador.
A gerente administrativa do Sindilojas, Márcia Scherer, relembra que o comércio tem a liberdade de vender em todos os domingos do ano, desde que obedeça às demais exigências estabelecidas na Convenção Coletiva e na legislação federal e não siga as orientações dos sindicatos. “Ou seja, a regra de folgar no Carnaval e mais dois dias refere-se somente ao mês de dezembro”, salienta.
Cada empresa pode decidir em quais domingos irá abrir em dezembro. A gerência do Sindilojas, porém, acredita que a maioria optará pelos dias 10, 17 e 24, considerando a data da folha de pagamento, que não acontece até o dia 3, primeiro final de semana de dezembro. O horário das lojas nesses domingos disponíveis às compras do consumidor será das 9h às 12h e das 14h às 18h20min.
Nas vésperas dos feriados de Natal e Ano Novo, dias 24 e 31 de dezembro, as lojas poderão ter expediente das 9h às 12, e das 14h às 18h20min. “Nenhuma empresa do comércio varejista abrangida pela convenção entre Sindilojas e Sindicomerciários poderá ter expediente no Carnaval, com utilização de mão de obra de funcionários”, reforça Márcia.
O consumidor interessado em aproveitar as facilidades do horário de atendimento dilatado deve ficar atento à publicidade das empresas, já que a regra pode ser adaptada a cada estabelecimento. Para vender mais, as entidades também recomendam a adoção de promoções para atrair o público e fazer com que o dinheiro fique na cidade.