Se na capa deste caderno trouxemos dados referentes ao desperdício de água em Montenegro, nesta reportagem vamos apresentar algumas dicas para um consumo consciente de água no dia a dia. Ações simples podem minimizar o desperdício e beneficiar a todos. A Corsan orienta a população para que a água tratada seja utilizada de forma racional, e pede que as lavagens de calçadas e carros, com mangueira, sejam evitadas, principalmente em períodos de estiagem.
A companhia, inclusive, mantém um programa constante de manutenção de redes, com substituição de tubulação, e manutenção do parque de hidrômetros para manter equipamentos mais precisos. Nos últimos anos, as tecnologias têm colaborado acerca de conscientização e preservação desse bem tão precioso.
A Corsan ressalta que o desenvolvimento de hidrômetros mais precisos contribui para a diminuição da perda comercial. Novos materiais, como o PEAD, também colaboram para a diminuição das perdas operacionais. A instalação de equipamentos eletrônicos (soft-starter e inversores de frequência) no controle das bombas de recalque garante menores variações de pressão, contribuindo para a redução dos vazamentos.
“A equipe da Corsan está permanentemente empenhada em melhorar suas instalações e sistemas, buscando uma melhor eficiência operacional”, enfatiza Silvani Scheid, gestora da empresa em Montenegro.
Dicas para diminuir o desperdício de água
Evite banhos demorados:
Um banho de 15 minutos com o registro aberto consome, em média, 135 litros de água. Em uma ducha de cinco minutos, com o registro fechado ao se ensaboar, você irá consumir apenas 15 litros. Opte por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo.
Mantenha a torneira fechada:
Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos com a torneira aberta, uma pessoa pode consumir aproximadamente 12 litros de água. Por isso, é fundamental fechar bem as torneiras sempre que não estiver usando a água, por exemplo, enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos. Além disso, uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.
Ensaboe a louça de uma só vez:
Ao lavar louça, organize os utensílios que serão lavados. Ensaboe todos e somente depois enxágue. Além disso, busque utilizar redutores de vazões de água em torneiras e chuveiros. Esses dispositivos diminuem o fluxo da água, proporcionando uma economia ainda maior.
Limite o uso da máquina de lavar:
Sempre que possível, utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Inclusive, alguns eletrodomésticos mais modernos oferecem ainda um modo econômico, capaz de consumir até 30% menos água e energia.
Reaproveite a água da máquina de lavar:
A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, o quintal ou até mesmo para regar plantas.
Use baldes para lavar o carro:
Não utilize a mangueira para lavar o carro, opte por baldes. Com essa atitude, você gastará apenas 60 litros de água, contra os 560 litros que seriam gastos com a mangueira (se utilizada por 30 minutos). Essa dica também serve para lavar calçadas. Outra forma de economizar na lavagem do seu veículo é a ecolavagem, que deixa o carro limpo e protegido com menos de um litro de água. Basta ter dois panos de microfibra, um xampu especial para lavagem e um borrifador com 400 ml de água.
Reaproveite a água das chuvas:
Colete água de chuva para serviços diários, como lavar o chão e regar plantas. Essa também pode ser uma boa alternativa na hora de reduzir o consumo de água. Aliás, você sabia que existe um horário mais adequado para molhar as plantas? Se você fizer a rega pela manhã, antes do sol estar em contato com a planta, ou à noite, quando o sol não está mais presente na planta, vai reduzir a perda de água por evaporação. Além disso, as plantas absorvem melhor nesse período. Importante: use um regador, nada de usar mangueira!
Verifique e corrija vazamentos:
Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água – além de dar um susto na conta que chega no fim do mês. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas e com aspecto umedecido.
Verifique a caixa d’água
A caixa deve estar sempre fechada para evitar a perda de água por evaporação. Verifique com regularidade se não há vazamentos
Compartilhe as boas atitudes: por fim, ajude a espalhar as pequenas atitudes de consumo consciente de água. Converse com os vizinhos, familiares e amigos, incentive ações de economia e compartilhe as suas experiências.