As operações efetuadas nas quatro Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) do Estado, entre os dias 7 e 23 de setembro, resultaram na prisão de 68 pessoas e na apreensão de oito armas de fogo. Os trabalhos focaram no combate ao tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos nas regiões do Vale do Caí, Fronteira Noroeste, Litoral Norte e Porto Alegre. O balanço foi apresentado ao secretário Cezar Schirmer nesta terça-feira (2).
Ao todo, 1.212 pessoas foram abordadas, mais de três quilos de drogas apreendidos (crack, maconha e cocaína), três armas recolhidas e 21 estabelecimentos fiscalizados. As ações mobilizaram 493 agentes da Polícia Civil, Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários, Vigilância Sanitária, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação e Guarda Municipal.
Para Schirmer, a integração sintetiza as ações que devem ser adotadas em todo o país, tornando-se políticas públicas de estado. “Temos que destacar o espírito de colaboração e troca de informações entre as forças policiais e outras instituições. Nossa expectativa é que, a partir dessas primeiras ações, possamos contar também com a participação de órgãos federais. É um processo que deve ser levado como exemplo às outras regiões”, disse.
Os comandantes das AISPs terão acesso a dados estatísticos específicos das operações, elaborados pelo Departamento de Planejamento e Integração da Secretaria da Segurança Pública (DIPS), permitindo a construção de metas, além de operações especiais, com foco no combate a crimes pontuais. “Sabemos que cada região tem suas demandas e, por isso, precisamos intensificar o trabalho de inteligência, utilizando os números para mapear de forma efetiva o crime”, destacou Schirmer.
Confira os números das operações
Agentes envolvidos: 493
Viaturas empregadas: 176
Pessoas abordadas: 1.2012
Veículos fiscalizados: 214
Veículos autuados: 14
Veículos recolhidos: 9
Ocorrências atendidas: 126
Prisões: 68
Menores apreendidos: 3
Drogas apreendidas: 3,377 kg
Dinheiro recolhido: R$ 2.702,00
Celulares apreendidos: 54
Barreiras: 12
Armas recolhidas: 8
Munições recolhidas: 208
Estabelecimentos fiscalizados: 21