União de esforços resultou em decoração que enfeita o Centro
A Páscoa se aproxima e seu clima já toma conta de São José do Sul. A partir de uma parceria entre Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Recriar, secretaria municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT), Emater-RS/Ascar e grupos de artesanatos foi possível enfeitar pontos da cidade.
A coordenadora do Cras Recriar, Stefani de Oliveira Zweibrucker, explica que foram montados kits com tintas, pincéis e as peças de decoração que foram entregues para as artesãs que se voluntariaram a participar da ação. Por meio de parceria com a SMECDT, também foram envolvidos os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Laranjinha e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Valéria Maria Kirch. “O Cras adquiriu ovos de plásticos e as crianças e professores realizaram a pintura dos mesmos utilizando-se da criatividade”, explica Stefani.
Uma das artesãs voluntárias que participou da ação foi Helena Margarida Kleinschmitt, 68 anos. Moradora de São José do Maratá, ela recebeu em casa os enfeites que deveria colorir. Mesmo não sendo sua área – ela trabalha com crochê –, Helena caprichou na pintura de nove peças de decoração e agora se programa para ver o resultado do seu trabalho e dos outros participantes da ação.
“Eu quero ir lá (ao Centro). Quero levar meus netos para ver”, afirma a artesã. Sabendo do perigo que aglomerações representam nesse momento, ela avalia ir num horário que tenha pouca movimentação. Helena crê que a ação dá um ânimo para a comunidade e também a motiva nesse período difícil.
Os enfeites pintados por voluntários foram montados junto ao Centro Administrativo e também colocados junto ao pórtico de entrada da cidade. Eles foram instalados por uma equipe formada especialmente para montar a decoração.
“Estamos vivendo um período tão conturbado que ações que envolvam a comunidade em algo que remeta à infância trazem as memórias mais felizes. A magia da Páscoa está no ar em São José do Sul”, avaliam Stefani e sua equipe. A equipe do Cras salienta, ainda, que o projeto permitiu uma ação coletiva, apesar do distanciamento, que valorizou os munícipes e embelezou a cidade.