Existe um clima fraterno quando os estudantes retornam as salas de aula. Abraços, bate-papo, material escolar novinho, e alguma preguiçinha e choro dos pequenos. Não há como não amar esta fase da vida! Nesta quina-feira, dia, 23, este clima esteve nas 30 escolas municipais de Montenegro que recebem, aproximadamente, 7 mil alunos. Também a rede estadual abriu seu Ano Letivo, tendo no município 17 educandários.
Na Municipal Ana Beatriz Lemos, a “Aninha” do bairro Estação, a frase “A escola é a emoção que ganhou meu coração” será o guia da comunidade. Ela foi cunhada por Maria Clara Helfer, que em 2023 avança ao 6ª Ano, e se despediu deixando este legado à Aninha. A diretora Claudete Oliveira e seu vice Cesar Amaral assinalam que este lema norteia o projeto de inclusão, aprendizado e participação das famílias.
Na recepção, pais e filhos foram convidados a escrever em um cartaz e em corações de papel o que sentiam. Arthur Fischer, 10 anos, escreveu “vergonha”. Na verdade, talvez timidez pelo ingresso no 4ª Ano, o que logo foi afastado no reencontro com os amigos Tomás Freitas, 9, e Felipe Ferreira, 10.
E por falar em sentimento, Wesley Gilmar Neves da Conceição, 10, disse que mal conseguiu dormir, ansioso pelo primeiro dia no 5º Ano. Havia também euforia para abraçar a querida ‘profe’ do 4ª Ano Elisangela da Silva Oliveira, que em 2023 não guiará diretamente seu caminho. “Mas o amor continua”, declarou-se Wesley. Veja mais fotos na galeria.
Na Escola Promoror teve teatro
Os alunos da Escola Estadual do Promorar – bairro Germano Henke – já estavam nas salas de aula quando o detetive Fragoso. O especialista em “desaparecimentologia” foi chamado para descobrir onde estava o “Saber”. Então todas as turmas do Jardim ao 5ª Ano foram reunidos no pátio para que o especialista dirigisse minuciosa investigação. No fim, o Saber estava todo ali, Havia retornado das férias com os alunos.
O esquete “Um detetive na procura do saber” é uma das que integram o projeto ‘Tricontando Histórias’, do Renascença Cia de Teatro. A peça conta com a atriz Neiva Azevedo, idealizadora do projeto, com Lucas Jaschek e Everton Santos na produção do trabalho cênico.
Foi uma forma muita divertida de dar as boas vindas aos novos e antigos alunos. A Escola Promorar tem turmas até o 9º Ano, inclusive com a sala do Jardim cedida para o Município ministrar aulas para estudantes do bairro São Paulo.