Abertura de açudes ajuda agricultores a reduzirem perdas na produção

14 propriedades do Município estão recebendo melhorias

O citricultor Maique Kochenborger, da localidade de Lajeadinho, é um dos 14 agricultores beneficiados com a abertura de açudes pela Prefeitura de Montenegro. O objetivo do programa, realizado com recursos próprios do Município, é expandir a prática da irrigação e evitar perdas na produção durante a ocorrência de estiagens. “Como a gente está vindo da quarta seca consecutiva, então esse açude vai ficar somente para irrigação. Ele está em uma área especial, com dois hectares de citrus ao lado, o que vai dar para irrigar praticamente sem usar bomba, usando somente o declive”, destaca Maique.

O citricultor conta que este é o primeiro reservatório da propriedade que será usado para irrigação. Com isso, a expectativa é de melhorar a qualidade e a produtividade do pomar. “A variedade comum, que é a variedade do cedo, vamos conseguir colher com um tamanho melhor e vai ter um rendimento melhor na produtividade”, afirma.

A ocorrência de estiagens nos últimos quatro anos causou prejuízo para o citricultor. “Com a falta de água tem uma fruta precoce, com pouco tamanho. Então a gente acaba perdendo muito”, pontua. Com a conclusão da escavação do açude na propriedade de Maique, agora o citricultor espera conseguir irrigar pelo menos uma parte da propriedade e reverter os prejuízos dos últimos anos.

Conforme o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, já foram realizadas melhorias em sete propriedades de diferentes localidades. Na programação, constam ainda obras no Morro da Fortaleza, Passo da Serra, Lajeadinho e Santos Reis. Kasper destaca a parceria com os técnicos do Escritório Municipal da Emater, que auxiliam na implementação do programa. “Apesar de todos os desafios e obstáculos burocráticos, seguimos trabalhando em benefício do agricultor”, conclui.

Os serviços estão sendo realizados com recursos próprios, num investimento que deve alcançar cerca de R$ 150 mil. Aos agricultores contemplados, a única despesa prevista é o pagamento de uma taxa de 90 URM’s – R$ 376,00 – para emissão da Autorização Ambiental pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Irrigação já é realidade na propriedade do agricultor Norberto Haas, em Vapor Velho

Melhorias já são percebidas
Na propriedade do agricultor Norberto Haas, de Vapor Velho, a escavação do açude foi concluída pela Prefeitura em novembro do ano passado. Ele trabalha com a produção de citrus e hortaliças e já comemora a melhoria, com boa parte do reservatório já armazenado água. “A gente botou captação de água com calhas no nosso pavilhão. Com esse açude, praticamente vou poder armazenar toda a água do inverno e estar bem preparado para o Verão”, pontua.

A irrigação não é novidade na propriedade de Norberto, que já há alguns anos vem implantando o sistema gradativamente. “Há 15 anos eu comecei a trabalhar com hortaliças e, com isso, a demanda de irrigação foi sempre muito importante”, destaca o agricultor. Mas foi nas secas dos últimos anos que ele viu surgir à necessidade de ampliar o sistema para conseguir manter a produção. “As hortaliças se não tem água não tem produção. Então a ideia foi procurar aumentar a capacidade de armazenamento para conseguir segurar os pontos de feira que temos e não perder os clientes”, afirma.

Últimas Notícias

Destaques