Por iniciativa da Fundarte (Fundação Municipal de Artes) foi lançado nesta quarta-feira, dia 16, um abaixo-assinado on-line pedindo a permanência da Uergs em Montenegro. O objetivo é alcançar 1.500 assinaturas neste primeiro dia. Até o final da semana a pretensão é recolher 5.000 apoios. Ele pode ser acessado no site change.org, (abaixo assinado pela permanência da unidade da uergs Montenegro).
Segundo a diretora executiva da Fundarte, Julia Hummes, a ideia é anexá-lo a uma carta que será enviada ao reitor interino, Fernando Garagna, pedindo para manter a unidade do Curso de Artes na cidade. O documento apresentará ainda outras demandas necessárias para manter o campus. O abaixo-assinado será enviado também aos vereadores e ao prefeito Gustavo Zanatta.
O campus de Artes fica em espaço alugado pelo Estado dentro da Fundarte. Julia defende que o principal benefício com a permanência da Uergs será para a Cidade das Arte. Já para a Fundação, é uma maneira dos alunos do Curso Básico darem sequência à seus estudos de Artes, e sem saírem da atmosfera cultura da instituição. “Mas sabemos que a Uergs precisa ter uma sede própria, o que não impede seguir com parcerias com a Fundarte”, declara.