Ladrões levaram computadores, eletrodomésticos e até mesmo sapatos infantis. Prejuízo é estimado em R$ 30 mil
O presidente da AABB Comunidade de Montenegro, Airton Augusto Ludwig, teve uma ingrata surpresa ao chegar à sede da instituição – localizada na rua Osvaldo Aranha, na frente da Estação da Cultura – no fim da manhã do último sábado. A porta principal estava arrombada e, ao entrar, ele constatou que o local fora furtado. Na sala de informática, o maior prejuízo. Dos dez computadores que eram utilizados pelos alunos da AABB, enquanto o projeto estava ativo, os seis mais novos foram levados.
“Cheguei aqui por volta das 11h e percebi que havia uma chave de fenda próximo da janela, então vi a porta entreaberta, calçada, para não verem da rua que estava arrombada”, relata Airton Augusto Ludwig. A janela foi forçada, mas não conseguiram abrir. Já a porta principal ficou com uma parte jogada no meio da sala. Agora o presidente da instituição irá tomar medidas para preservar o que sobrou. “Reforçar as portas e janelas”, diz ele.
Também foram roubadas impressoras, dois aparelhos de televisão, dois ventiladores de teto novos e ainda nas caixas, aparelho de som, microfone, microondas, forno elétrico e outros eletrodomésticos da cozinha. A geladeira chegou a ser arrastada, o que dá a Airton a ideia de que os bandidos não conseguiram levar tudo o que desejavam e planejavam retornar. “Eles voltariam para pegar mais coisas outro dia”, diz Ludwig. Alguns cômodos também foram revirados e, num dos banheiros, de prateleiras onde eram guardados materiais para as crianças, foi levada uma sacola cheia de chinelos e caixas com tênis infantis novos. Airton Ludwig acredita que o prejuízo alcance R$ 30 mil.
Como a AABB não está mais em operação devido ao fim do contrato com a Prefeitura, o local não recebe circulação de pessoas diariamente. Na última quinta-feira, Airton esteve na sede guardando alguns materiais. Porém, eles acreditam que o arrombamento se deu na madrugada de sexta-feira para sábado.
Devolução de aparelhos
Além da tristeza em ver o local sem funcionar e, agora, furtado, Airton tem mais uma preocupação. Muitos dos equipamentos roubados, teriam de ser devolvidos pela instituição. “Estávamos aguardando orientação para destinação dos equipamentos”, explica Ludwig. Parte deles teria de retornar à fundação Banco do Brasil, que era uma das mantenedoras da AABB Comunidade. Outra parte dos equipamentos havia sido adquirida com apoio do Conselho Municipal da Criança (Comcrad) e agora haveria uma prestação de contas.