Desde a noite de quinta-feira, 9, a indústria dos memes está concentrada em uma única missão: colocar em prática o Plano Ursal. Afinal, o que é a Ursal?
Tudo começou com o primeiro debate entre os presidenciáveis 2018, transmitido pela Rede Bandeirantes de Televisão. O candidato pelo Patriota, Cabo Daciolo (ou Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos), de 42 anos, questionou o candidato do PDT, Ciro Gomes, sobre o Plano Ursal. “O senhor é um dos fundadores do Foro de São Paulo. O que pode falar sobre o Plano Ursal? Tem algo a dizer para a nação brasileira?” – acusação prontamente negada pelo ex-governador do Ceará.
Daciolo ainda argumentou que a Ursal seria a União das Repúblicas Socialistas da América Latina, cujo objetivo se resume à criação da nova república socialista das américas. Para encerrar o assunto, Ciro fez a seguinte colocação: “a democracia é uma delícia, mas tem certos custos”.
A questão é que o tal “Plano Ursal” não existe e trata-se de um termo cunhado ironicamente pela socióloga Maria Lucia Victor Barbosa em 2001 após um discurso do ex-presidente Lula durante o Foro de São Paulo, que ocorreu em Havana.
No discurso, o ex-presidente se opõe à Área de Livre Comércio das Américas, dizendo que seria o fim da integração Latino-americana. A professora, contrária a Lula, escreveu: “Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Republiquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?” Em tom de deboche, ela utiliza o termo Republiquetas, em vez de Repúblicas.
A partir disso, ela perdeu o controle sobre o termo, que foi repetido e muitas pessoas, como o Cabo Daciolo, acreditaram de fato existir uma conspiração socialista na América Latina. Após o debate, o termo caiu nas graças da internet. Confira alguns dos memes compartilhados nos últimos dias: