Já me perguntaram, muitas vezes, sobre o que eu mais gosto em Montenegro. No impulso, costumava citar locais como o Cais do Porto, o Morro São João e o Parque Centenário. Com o tempo e o amadurecimento que ele produz, passei a me dar conta de que estes espaços realmente são maravilhosos, assim como a Estação da Cultura, a Fundarte, a agricultura e tantos outros expoentes da nossa cultura riquíssima, do paisagismo invejável e da robusta economia do Município. E foi aí que a minha resposta mudou.
O que eu mais gosto em Montenegro são as pessoas! Nenhum dos locais e dos empreendimentos que citei seria lembrado se não existissem mãos hábeis e trabalhadoras para lhes dar forma e movimento. Para permitir o aproveitamento da sua beleza e dos seus recursos. De que serviriam se não estivessem ao alcance de quem passeia, experimenta, assiste, diverte-se, dança e aplaude? Para quase nada, eu imagino.
Por isso, o melhor de Montenegro é o operário da construção civil que, mesmo enfrentando dificuldades, é incapaz de pegar um único tijolo da obra em que atua para usar em sua casa. O melhor de Montenegro é a professora, que chega cansada em casa depois de um dia inteiro com crianças e adolescentes, mas nunca desiste do seu papel cidadão. E o servidor público, aquele que sacrifica sábados e domingos, limpando ruas, canteiros e praças para que o restante da população possa aproveitar estes espaços. O melhor de Montenegro é o agricultor, que enfrenta chuva, sol e pragas na esperança de uma boa safra. É o médico, o frentista, o advogado, a faxineira…
A população montenegrina é fruto de uma mescla de indígenas, negros, portugueses, alemães, italianos e outros imigrantes de múltiplas nacionalidades. Seus hábitos, valores e saberes estão na base do que somos. Aqui temos gente empreendedora, trabalhadora e honesta, imbuída em construir um futuro próspero para suas famílias. São generosas e solidárias. Não toleram a injustiça e estão sempre prontas a ajudar aos que mais precisam.
À frente da Administração, estamos trabalhando de forma incansável para honrar o legado que recebemos e para melhorar a qualidade de vida daqueles que fazem e vivem a nossa cidade. É este combustível que nos estimula a realizar dezenas de obras, há muito esperadas pela população, e a formalizar parcerias que já trouxeram excelentes resultados. Entre eles, as melhorias na travessia entre o Centro e os bairros Santo Antônio e Panorama pela RSC 287.
Estou muito feliz por ser prefeito de Montenegro justamente no momento em que celebramos os 150 anos do nosso Município. Temos muito a comemorar.
A boa gente da nossa cidade merece os aplausos pela sua participação diária nesta gigantesca obra. A todos os montenegrinos, parabéns!