A alegria – e a importância – de ser criança

São José do Sul preparou série de atividades alusivas ao Dia das Crianças

O direito e a importância de ser criança estão em alta em São José do Sul durante esta semana. Para homenagear o Dia das Crianças, celebrado quarta-feira, dia 12, a secretaria municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo preparou uma série de atividades para alegrar e também ajudar no desenvolvimento dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Município.

Na segunda-feira, dia 10, o Ginásio Municipal Ângelo Gabbardo recebeu diferentes brinquedos infláveis, que fizeram a alegria da criançada. Nesta terça-feira, dia 11, o ginásio recebeu a Turma do Pirulito, que levou para os pequenos um pouco da magia da arte circense e muitas brincadeiras. Na noite desta terça-feira, o ginásio receberá um encontro de famílias. A promessa é de uma noite de muita integração e socialização através do “Projeto Gênios – Jogos de Infância: na sua melhor versão”.

As atividades seguem na quinta-feira, dia 13, quando a escritora e contadora de histórias Léia Cassol passará pelas escolas de São José do Sul para fazer a contação de histórias e brincadeiras, promovendo mais um momento de ludicidade e integração. Na sexta-feira, dia 14, cada escola programará atividades especiais para suas turmas.

Turma do Pirulito animou e agitou os alunos nesta terça-feira

De acordo com a coordenadora pedagógica do Município, Veridiana Mallmann Azeredo, a ideia é vincular as celebrações do Dia das Crianças ao dia a dia da sala de aula. “É o que a gente está tentando construir no Município – é a aprendizagem através da ludicidade, da brincadeira e daquilo que interessa e estimula a criança na aprendizagem”, explicou. Ela ressaltou que a brincadeira é uma forma de socialização, o que é um dos pontos chaves da aprendizagem.

“A gente sempre diz que o trabalho da criança é brincar”, reforçou Verediana. A coordenadora pedagógica observou, ainda, que o momento da pós-pandemia trouxe para dentro das escolas a questão da socialização e do socioemocional, o que é trabalhado na rede municipal de ensino através de um programa especial. “Brincar é uma forma de socializar, é uma forma de aprendizagem e uma forma, também, de encher o nosso copinho das emoções e de estarmos preparados para as relações do dia a dia”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Carla Maria Specht, destacou que a semana com programação especial também representa o fechamento de várias atividades pedagógicas que foram realizadas ao longo do ano com as turmas. Além disso, ela enfatizou a importância das atividades lúdicas na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.

Últimas Notícias

Destaques