A força da agricultura foi demonstrada mais uma vez na 4ª edição do Encontro de Tratores de Pareci Novo. Dezenas de veículos de diferentes tamanhos e modelos participaram na manhã deste domingo, 3, de um desfile pelas ruas da cidade. A concentração foi no Auto Posto Pareci, onde as famílias se reuniram para celebrar a importância do campo. De lá, seguiram pelas ruas da cidade até a Igreja, local em que aconteceu a benção dos veículos. A última parada foi a Praça dos Imigrantes, onde acontece a festa.
Um dos participantes foi Igor Daniel Jacobsen, 32, morador da localidade de Bananal. Ele foi acompanhado da esposa, Talia de Almeida, e da filha, Ana Laura de Almeida Jacobsen, de apenas um ano. Filho de agricultores, ele conta que a convivência com o trator veio desde pequeno, amor passado pelo pai. Hoje operador de máquinas na Prefeitura de Pareci Novo, ele destaca que a paixão pela direção teve início dirigindo trator, ainda criança. “O meu pai trabalha na agricultura e fora do horário de serviço estou sempre no interior ajudando ele na lida do campo”, comenta.
Quem também compareceu com a família no evento foi o produtor Leonardo Adamy, da localidade de Matiel. Ele fez questão de levar o filho, Antônio Hartmann Adamy, de 4 anos, para incentivar a paixão pelo trator e a valorização do trabalho dos agricultores. “Esse é um momento que a gente encontra todos os colonos para confraternizar e fazer uma festa bonita. A união de todos demonstra o quanto o nosso trabalho é importante para o nosso município”, afirma.
Conforme o vice-prefeito de Pareci Novo, Fábio Schneider, o evento estava previsto para acontecer no início de dezembro do ano passado, mas em razão da enchente que afetou a cidade teve que ser remarcado. “Todo o local onde o Encontro de Tratores é realizado, na Praça dos Imigrantes, ficou de baixo d’água. Nós também tivemos muitos produtores atingidos, então não era o momento de se fazer o evento”, comenta. A realização do evento agora também foi uma forma de celebrar a reconstrução após as perdas que foram registradas em diversas propriedades de agricultores.
Após o desfile, as atividades seguiram na Praça do Imigrante com feira de artesanato, exposições e comercialização de implementos agrícolas. Na parte da tarde serão sorteados mais de 30 prêmios, como motosserra, pulverizadores e outros itens que poderão ser utilizados pelos produtores em suas propriedades. Haverá ainda show na Rua Coberta com a banda Musical União.
Confira algumas fotos: