4ª Caminhada Caminhos do Pareci aos ares do interior

Até o clima deu uma trégua na manhã de domingo, dia 26, para que os caminhantes pudessem aproveitar com leveza e tranquilidade as paisagens de Pareci Novo. A temperatura estava amena, o céu nublado e até uma garoinha caiu no final do trecho de 8 quilômetros.

Um cenário que colaborou para que a 4ª Caminhada Caminhos de Pareci fosse uma agradável experiência, beneficia ao corpo e à alma. A pequena cidade tem uma característica interessante, no qual o grupo de 80 caminhantes saiu praticamente do Centro, para em poucos minutos estar no cenário interiorano do Bananal.

Puxando o grupo estava o casal de montenegrinos Maria Osvaldina de Souza, 64 anos, e Otacílio Cheron de Souza, 68. Experientes no esporte, alternavam caminhada com corrida leve. “Eu, a vida toda corri e caminhei”, explica Maria, que ainda frequenta academia. Toda essa disposição convenceu o esposo a entrar na linha da saúde perfeita. “Faço a vontade do corpo”, explica o marido, referindo-se ao controle do ritmo.

4ª Caminhada Caminhos de Pareci - fevereiro 2023 - Pareci Novo RS
Brenda e sua mãe Marlei ingressaram juntas no esporte de caminhada

A verdade é que praticar este esporte em dupla é melhor. E ainda mais recompensador ser for entre mãe e filha. Marlei Moreira Bragamonte, 46, e Brenda, 9, não tem a mesma experiência de Maria e Otacílio, sendo que neste domingo fizeram sua primeira caminha, justamente aquela que passou em frente de sua casa. “Por mim sempre faria. O problema é os horários do dia a dia”, lamenta a mãe.

Amigas são seu pequeno grupo de caminhada

Talvez a dupla mãe e filha atinja o nível das amigas Denise Berwanger, 54, e Mariane Bencke, 46, que, inclusive, também tinham sua pupila. Gabriela Marcedella 47, estreava na Caminhos do Pareci, enquanto as amigas acumulam participações em Morro Reuter, Picada Café, Maratá, Montenegro, e outros municípios gaúchos.

4ª Caminhada Caminhos de Pareci - 2023 - comunidade Bananal
Mariane, Denise e Gabriela preservam saúde e amizade

Elas não fazem parte de algum grupo organizado de caminhadas, o que não impede estarem sempre juntas. “Quando dá vou junto”, define Gabriela. O trio resume a proposta da Administração Municipal, ao unirem turismo e diversão ao propósito de saúde. “Isso é muito importante! No final da caminhada ter um chopp”, defende Denise, ao lembrar de, ao menos, duas caminhadas que têm esta premiação.

4ª Caminhada Caminhos de Pareci Novo RS - 2023
Experiente casal montenegrino, Maria e Otacílio puxou a frente

Fica a dica aos organizadores do programa em Pareci Novo, talvez já para a 5ª edição, em abril, na comunidade do Despique. Segundo a secretária de Turismo e Desporto, Júlia Braga, a ideia é completar o ciclo de seis caminhadas, com intervalo de dois meses e realizadas no último domingo daquele mês.

O planejamento que está dando mais trabalho é para o Matiel, que basicamente está em torno da ERS-124, o que dificulta definir um trajeto.

 

 

 

Últimas Notícias

Destaques