31 de outubro é dia de lembrar os ensinamentos de Martim Lutero

Dia da Reforma Protestante celebra legado do religioso

Feriado em Montenegro desde 2015, o dia 31 de outubro é lembrado pelos evangélicos luteranos como o Dia da Reforma Protestante. Foi nessa data que o movimento liderado por Martim Lutero teve início na Alemanha, quando em 1517, na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, o religioso fixou suas 95 teses.

Segundo o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) em Montenegro, Charles Werlich, a data deixou um legado não só para os luteranos, mas para toda a cristandade e para o mundo. “Lutero questionou o sistema de indulgência da época, onde se vendia perdão e salvação, ou seja, ele foi contra a venda e mercantilização da fé”, expõe. “Esse foi seu ‘protesto’, de onde provém a nomenclatura ‘protestantes’”, acrescenta.

O pastor reforça que a Reforma ajudou a dar um norte aos protestantes. “(Ela) nos dá identidade. Mostra quem somos, nossa missão neste mundo e os princípios centrais da vida a serem vividos e testemunhados a todas as pessoas”, aponta. Charles reforça que saber-nos aceitos e amados por Deus como filho justo e pecador anima, renova e impulsiona o viver a vida em liberdade e compromisso dia após dia.

Além dos aspectos religiosos, o pastor salienta que a Reforma Protestante também revê reflexos em diversos setores, como político, filosófico, teológico, música e ciência. “A elevação do status da mulher, a dignidade do ser humano, o princípio da igualdade e da liberdade cristã foram também algumas das ações diretas da evolução dos princípios que a Reforma Protestante trouxe ao mundo”, afirma. No entanto, ele frisa o importante papel do movimento iniciado por Lutero na educação.

“Lutero foi um dos principais defensores da educação como direito de todos e dever do Estado. Ele ensinou que é através da educação que vem a mudança na sociedade”, aponta Charles. O pastor lembra que umas das falas de Lutero pregava que nos domingos as pessoas deveriam estar na igreja para ouvir, ler e estudar a bíblia para formação ética, moral e cristã e que durante a semana deveriam estar nas escolas desenvolvendo seu conhecimento.

Celebração especial na noite do dia 31
Para celebrar o Dia da Reforma, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Montenegro terá às 19h do dia 31 uma celebração especial na Igreja da Ressurreição. O momento contará com a participação da pastora sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Tânia Cristina Weimer, e resgate de canções de Lutero com acompanhamento musical de Anderson Kunz.

Charles destaca que também haverá programação especial para as crianças e que, após o culto, ocorrerá um coquetel oferecido pela comunidade no Centro Social Martim Luther. “As comemorações deste ano apontam para o importante ano de 2024, quando celebraremos os 200 anos da IECLB no Brasil e os 160 anos de nossa Comunidade Evangélica de confissão Luterana em Montenegro”, destaca o pastor.

Últimas Notícias

Destaques