A Comarca de Montenegro passará a contar com mais uma Vara Criminal a partir do próximo dia 15. Com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, será instalada no município a 2ª Vara Criminal.
A 1ª Vara Criminal, especializada em maio de 2009, reúne 3.848 feitos criminais e 354 processos de execução criminal. Conforme a diretora do Foro local, Juíza de Direito Deise Fabiana Lange Vicente, há muitas precatórias de citação e intimação para a Penitenciária Modulada de Montenegro.
Com a nova unidade jurisdicional, a 1ª Vara Criminal ficará com 1.600 feitos (processos de júri, de rito comum ímpares e VEC) e caberá à 2ª Vara Criminal Lei Maria da Penha, JECrim e casos de rito comum pares. O tráfico de drogas é o maior gerador de delitos em Montenegro, de acordo com a Magistrada Deise Fabiana.
A Juíza de Direito Priscila Gomes Palmeiro, da 1ª Vara Criminal, responderá, em substituição, por ora, também pela 2ª Vara Criminal. De início, uma servidora da 1ª Vara Criminal e outra da 2ª Vara Cível atenderão a nova unidade. Posteriormente, será aberto edital para remoção.
A comunidade de Montenegro dispõe de mais duas Varas Cíveis (cada qual com cerca de 15.000 processos, sendo que a 2ª Vara Cível ainda atende o JIJ).