1º Festival de Música Instrumental tem inscrições prorrogadas

FUNDARTE promove iniciativa voltada para músicos de todo o Estado

O prazo para inscrições no 1º Festival de Música de Montenegro foi prorrogado até a próxima quarta-feira, 8 de março. O edital está disponível no site da Fundarte, www.fundarte.rs.gov.br. Em live realizada na tarde dessa terça-feira, 28, no Instagram, mediada pelo coordenador da TV Cultura do Vale, Estevão Dornelles, a diretora executiva da Fundarte, Júlia Hummer, e o músico Carlos Badia falaram sobre o novo prazo e demais assuntos relacionados ao Festival.

Estevão, Carlos e Júlia falaram sobre detalhes para a inscrição. Fotos: reprodução

O evento tem o objetivo de selecionar e premiar artistas e grupos de música instrumental autoral residentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa inédita promovida na Cidade das Artes tem premiação total de R$ 50 mil divididos em ajuda de custo aos selecionados e colocações de 1°, 2° e 3° lugares nas categorias “instrumental solo” e “instrumental coletiva”.

Júlia está satisfeita com o número de inscritos até o momento. “Até a tarde dessa terça-feira a gente tem 50 inscritos. Acho que esse número ainda vai aumentar nas próximas horas”, disse a diretora da Fundação. A prorrogação para o prazo de inscrição se dá em razão do feriado de Carnaval e também das férias, assim, os músicos terão mais tempo para organizar seus materiais.

Conforme Carlos, a primeira edição do evento começou a ser pensada durante a pandemia, por isso, o formato preservará a realização de lives para apresentar os selecionados ao público. “As pessoas acabaram se acostumando com esse formato”, diz o artista.

Outro diferencial é incentivar a produção de conteúdo audiovisual dos músicos. “Esse festival tem uma característica bem diferente dos festivais convencionais. A pessoa inscreve áudio e vídeo. O Festival, de certa forma, obriga a classe da música a lidar com as ferramentas da produção audiovisual, que são tão importantes”, comenta Badia. “Nós trabalhamos muito a questão da imagem aqui na Fundarte. Um aluno não sobe ao palco sem que se tenha uma cena montada”, comenta Júlia.

Os 20 semifinalistas ganharão ajuda de custo de R$ 1 mil para aprimorarem as gravações de vídeo. No dia 31 de março, os trabalhos serão divulgados em uma live promovida pela Fundarte. Posteriormente, no dia 14 de abril, os três finalistas de cada categoria irão se apresentar à comissão de jurados, no Teatro Therezinha Petry Cardona. O evento será somente para convidados, mas o público em geral poderá assistir de casa, através de live.

Últimas Notícias

Destaques