147,3 milhões de eleitores vão às urnas domingo

Na região, mais de 800 pessoas foram convocadas pela Justiça Eleitoral para trabalhar na recepção dos votos e na apuração

Neste domingo, dia 7, das 8h às 17h, 147.306.275 brasileiros de 5.570 municípios, do Oiapoque ao Chuí, têm um compromisso com a cidadania: votar e escolher, entre 28.311 candidatos, os melhores para exercerem os cargos de presidente da República, governadores de Estado, senadores, deputados federais, estaduais e distritais (no caso de Brasília). Para organizar o pleito nos município de abrangência da 31ª Zona Eleitoral, com sede em Montenegro, foram recrutadas mais de 800 pessoas, a maioria mesários. É a elas que cabe a recepção aos eleitores em 190 seções.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral, Diego Coitinho, a campanha eleitoral foi tranquila até aqui, com poucas denúncias. As que surgiram envolvem basicamente a distribuição de impressos que não atenderam às regras impostas pela legislação eleitoral. Ele acredita que o clima de normalidade será mantido, já que as eleições nacionais e estaduais, via de regra, não despertam tanta “paixão” quanto as disputas para prefeito e vereador. “O que temos visto mais é a troca de acusações e agressões nas redes sociais”, observa.

Para o dia do pleito, Diego faz um alerta sobre a propaganda boca de urna, que está terminantemente proibida. São permitidas apenas manifestações individuais. O eleitor pode usar bótons e adesivos dos seus candidatos, mas as camisetas estão vetadas. Também é proibido o ingresso na cabine com telefones celulares e smartphones. Nas seções, haverá listas com nomes e números dos candidatos, mas o ideal é que todos levem uma “colinha”, em papel, para agilizar o processo de votação.

Em Montenegro, a maior cidade da 31ª Zona, há 47.189 pessoas, com 16 anos ou mais, aptas a escolher os novos governantes. Destas, 24.694 já possuem cadastro biométrico e deverão votar a partir da coleta das digitais. Nas demais cidades, Brochier, Maratá, Pareci Novo e São José do Sul, o voto biométrico é obrigatório para todos.

O comparecimento às urnas só é facultatativo para quem tem menos de 18 anos e mais de 70.

CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DO RS

Em quem votar?
Nas eleições para presidente da República, o eleitor tem 14 opções de voto este ano, enquanto que, para o governo do Estado, são oito. O número de candidatos às duas vagas em disputa para o Senado é 15. Os aspirantes à Câmara dos Deputados somam 422 e, à Assembleia, 853.

Documento com foto é obrigatório
Para votar, não é necessário apresentar o Título de Eleitor, mas é preciso, obrigatoriamente, mostrar um documento oficial de identificação com foto. As opções são Carteira de Identidade, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho (CTPS), Passaporte, Certificado de Reservista, Carteira de Categoria Profissional reconhecida por lei (OAB, CREA, CRM, CRA). Também vale o e-Título (via digital do Título de Eleitor, que pode ser baixado e utilizado como documento de identificação para os eleitores que já realizaram o cadastro biométrico e tenham a fotografia disponibilizada no aplicativo).

Justificando ausência
A pessoa que não estiver no município onde vota deve justificar sua ausência. Basta comparecer, preferencialmente, a uma das Mesas Receptoras de Justificativas. Contudo, se não houver uma opção próxima de casa, o procedimento pode ser feito em qualquer seção eleitoral. Para justificar, será necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto e o número do Título de Eleitor. Caso não o tenha, é possível consultar no SOS Eleitor (telefone 148); no site http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor); ou no Cartório Eleitoral (51 3632 3880 / 51 3632 8568 / [email protected]).
As Mesas Receptoras de Justificativas funcionarão nos seguintes locais:
– Colégio Polivalente – Rua Torbjorn Weibull, 1.131 – bairro Tanac;
– Escola Walter Belian – Rua Treze de Maio, 444 – bairro Rui Barbosa
– Escola José Pedro Steigleder – Rua Campos Neto, 665 – bairro Santa Rita;
– Escola Adelaide Sá Brito – Rua Frederico Ozanam, 278 – bairro Santo Antônio;
– Escola Coronel Álvaro de Moraes – Rua Próspero Mottin, 67 – bairro Ferroviário;
– Colégio Sinodal Progresso – Rua Fernando Ferrari, 1.450 – Centro;
– Escola Yara Ferraz Gaia – Rua Jacob Franzen, 61 – bairro Timbaúva;
– Escola São João Batista – Rua João Pessoa, 1.468 – Centro.

“Colinha” para agilizar a votação
O Cartório recomenda que o eleitor, quando dirigir-se ao local de votação, leve consigo uma “colinha” com os números dos candidatos escolhidos. Essa atitude agiliza a votação, evitando filas.

Nesta eleição, a votação iniciará pelo cargo de deputado federal, com o eleitor escolhendo o deputado estadual na sequência. O terceiro e o quarto votos são para as duas vagas no Senado. Só depois serão digitados os números dos candidatos escolhidos para o governo do Estado e para a presidência da República.

ESCLARECENDO DÚVIDAS
Passe Livre
O prefeito Carlos Eduardo Müller, o Kadu, decretou passe livre durante as eleições. Assim, todos os usuários de transporte coletivo urbano poderão circular gratuitamente das 6h às 18h no domingo. A votação vai das 8h às 17h.

Boca de urna
Arregimentar eleitores ou fazer propaganda de boca de urna no dia da votação é crime. A regra, prevista no parágrafo 5º do artigo 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), estabelece como punição detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa. Também constituem crimes, no dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, bem como a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. O eleitor que for flagrado praticando tais crimes receberá as mesmas punições.

Manifestações individuais
Por outro lado, a legislação permite, no dia do pleito, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Camisetas e bonés estão vetados.

Deficientes têm preferência
O eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida tem preferência para votar, mas é observada a seguinte ordem: candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais, policiais militares em serviço, eleitores maiores de 60 anos, enfermos, eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida e mulheres grávidas e lactantes. O eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida pode ser auxiliado na hora de votar quando o presidente da mesa receptora de votos verifica que essa ajuda é imprescindível. Nesse caso, pode ser auxiliado por pessoa de sua confiança, que poderá ingressar com ele na cabina de votação.

Deficientes visuais
Todas as urnas eletrônicas são preparadas para atender a pessoas com deficiência visual. Além do sistema Braille e da identificação da tecla número cinco nos teclados, os tribunais eleitorais disponibilizam fones de ouvido nas seções eleitorais especiais e naquelas onde houver solicitação específica, para que o eleitor cego ou com deficiência visual receba sinais sonoros com indicação do número escolhido.

Voto branco e voto nulo
A diferença está apenas na forma como o eleitor decide votar. O voto em branco é registrado quando o eleitor pressiona o botão Branco na urna eletrônica. Já o voto nulo é registrado quando o eleitor digita um número que não pertence a nenhum candidato ou partido e aperta o botão Confirma.

Eleição não será anulada
Apesar dos desmentidos, continuam circulando na Internet informações falsas sobre a possibilidade de anulação do pleito caso a maioria dos eleitores vote nulo. Isso não vai ocorrer. De acordo com a Justiça Eleitoral, apenas os votos válidos são considerados na contagem. Se a maioria dos eleitores votar nulo, seus votos serão descartados e ganhará o candidato com o maior número de votos válidos. Mesmo que mais de 50% dos eleitores votem nulo, a eleição não é anulada.

Denúncias
Ao ficar sabendo de qualquer crime ou irregularidade eleitoral, o cidadão deve denunciar o fato ao Ministério Público Eleitoral. É por meio desse órgão que a denúncia é protocolada e, caso existam indícios suficientes caracterizando conduta criminosa, encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral para possível abertura de processo e tomada das medidas cabíveis (aplicação de multa, impugnação de candidatura, dentre outras punições previstas em lei).
Para apresentar denúncias, acesse a página do Ministério Público ou do Tribunal Regional Eleitoral.

Informações sobre candidatos
As informações sobre os candidatos das Eleições Gerais de 2018 que já têm pedido de registro apresentado à Justiça Eleitoral podem ser consultadas no portal do TSE. É possível consultar o quantitativo de candidaturas, dados biográficos de cada candidato (nome completo, gênero, estado civil, cor/raça, data de nascimento, nacionalidade/naturalidade e ocupação), conforme informado à Justiça Eleitoral, bem como sua situação, de seu partido e de sua coligação.

Presos podem votar
Assim como nas Eleições de 2010, será instalada uma seção eleitoral na Penitenciária Estadual Modulada Agente Jair Fiorin, em Pesqueiro, para o voto do preso provisório. No caso, serão 25 detentos, sem condenação criminal transitada em julgado, que terão o direito ao exercício do voto.

Rua fechada
Domingo a tarde, por volta das 16h, a Rua Bruno de Andrade terá o trânsito interrompido na quadra onde funciona o Cartório Eleitoral. A medida visa facilitar o processo de entrega das urnas para a totalização dos votos.

Totalização
A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral é concluir a apuração dos votos no Rio Grande do Sul até por volta das 21h de domingo.

OS LOCAIS e as seções DE VOTAÇÃO Montenegro
Salão Passo da Amora – 16
Capela Nossa Senhora da Glória – 176
Ginásio de Campo do Meio – 46
Colégio Paulo Ribeiro Campos – 06, 31, 75, 79, 95, 110, 114, 151, 179 e 224 + MRJ 700
Colégio Sinodal Progresso – 08, 23, 36, 73, 89, 100, 111 e 138 + MRJ 705
Escola Adão Martini – 13 e 233
Escola Adelaide Sá Brito – 01, 69, 77, 88, 104, 115, 140, 197 e 244 + MRJ 703
Escola Aurélio Porto – 10, 30, 83, 96 e 113
Escola Januário Corrêa – 18, 66, 78, 93, 136 e 246
Escola Coronel Álvaro de Moraes – 20, 64, 80, 90, 109, 130, 203 e 242 + MRJ 704
Escola Delfina Dias Ferraz – 09, 40, 48, 87, 91 e 137
Escola Ivo Bühler – CIEP – 169, 180, 201, 205, 218 e 236
Escola Jorge Guilherme Moojen – 12, 86, 124, 204, 226 e 245
Escola José Garibaldi – 35
Escola Pró-Morar – 146, 167, 212 e 243
Escola Manoel de Souza Moraes – 15, 98 e 177
Escola Yara Ferraz Gaia – 11, 70, 81, 106, 129, 207 e 223 + MRJ 706
Escola Adolfo Schüler – 206
Escola Bárbara Heleodora – 63
Escola Bello Faustino dos Santos – 43
Escola Carlos Frederico Schubert – 37 e 131
Escola Carolina Augusta Kochenborger – 134
Escola Cinco de Maio – 17, 71, 92, 116, 178 e 232
Escola do Bairro São Paulo – 208, 219 e 240
Escola Dona Clara Camarão – 27
Escola Dr. Walter Belian – 26, 68, 82, 105, 121, 145, 147, 200, 211 e 235 + MRJ 701
Escola Etelvino de Araújo Cruz – 168 e 233
Escola Henrique Pedro Zimmermann – 45
Escola Jacob Haubert – 58
Escola José Pedro Steigleder – 02, 76, 102, 135, 150, 171, 173, 220 e 241 + MRJ 702
Escola Manoel José da Motta – 38 e 202
Escola Militão José de Azeredo – 4
Escola Pedro João Müller – 34 e 126
Escola Prof. Maria Josefa Alves de Oliveira – 39 e 234
Escola Emma Ramos de Moraes – 237
Escola São João Batista – 07, 74, 84, 103, 119 e 225 + MRJ 707
Instituto de Educação São José – 14, 29, 97 e 99
Pavilhão da Igreja Católica Cristo Rei – 62
Pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Conceição – 42
Pavilhão de Festas da Capela Santa Catarina – 59
Pavilhão de Festas da Capela São Pedro – 54
Penitenciária Modulada Agente Jair Fiorin – 247
Sociedade Cultural Esportiva Santos Reis – 24 e 123

Pareci Novo
Escola Beato Roque – 33, 94, 122 e 217
Escola Catarina Fridolina Weissheimer – 49
Escola José Pedro Mendel – 51 e 127
Escola Rui Ramos – 56
Pavilhão de Festas da Com. Católica de Coqueiral – 158
Sociedade Cultural Esportiva Várzea do Pareci – 209

São José do Sul
Associação União Veteranos da Linha Bonita – 19
Central Telefônica de Linha Bonita Alta – Posto de Saúde – 22
Escola São José do Maratá – 47 e 112
Escola Jacó Pedro Calsing – 48
Escola João Lerner – 25
Escola Professora Valéria Maria Kirch – 02 e 35

Brochier
Escola Erni Oscar Fauth – 03, 05, 101, 107, 128 e 231
Escola Emílio Bauer – 60
Escola Ivone Erna Klein (Desativada) – Posto de Saúde – 157
Escola Maria de Souza (Desativada) – 53
Escola Professor Jorge Felipe Allebrandt – 65
Ginásio da Reta Grande – 142
Ginásio de Linha Tigre – 44 e 72
Ginásio de Rincão de São Bento – 57
Pavilhão da Com. Evangélica de Nova Holanda – 61
Posto de Saúde de Novo Paris – 41

Maratá
Colégio Estadual Eng. Paulo Chaves – 22, 85 e 141
Escola Albino Cassel – 125
Escola Arthur Martins – 143
Escola Augusto Ambrósio Rücker – 55
Escola Estação Vitória (Desativada) – 21
Escola Lúdia Viegas – 50
Escola Pedro Cristiano Hoher – 19

Últimas Notícias

Destaques