Prendas e Peões têm conquistas no Rodeio Regional

Foi realizado no final de semana, em Bom Princípio, o 13° Rodeio Artístico Regional e de Esportes Campeiros da 15° Região Tradicionalistas, que engloba entidades dos Vale do Caí, Taquari e Sinos. O anfitrião foi o CTG Porteira Aberta, com as atividades sendo realizadas no Parque do Moranguinho. Em torno de 188 prendas e peões competiram em várias modalidades, como Intérprete Solista Vocal, Declamação, Trova e Dança de Invernada. Os esportes foram a bocha campeira, bocha 48, tetarfe e tava. Os primeiros colocados das categorias acima de 16 anos estão classificados à Interregional do Enart 2022, em outubro, na cidade de Camaquã.

Valentina – com seus 4 aninhos – foi a melhor Interprete Vocal Mirim. Foto: Arquivo Pessoal

Dentre os vencedores, Montenegro foi honrada por Milena Borchard, vencedora na Declamação representando o CTG Estância do Montenegro. Com a primeira colocação Milena está classificada à Interregional. O promissor André Weizenmann da Silva foi premiado na contação de Causo, categoria Mirim. O Estância levou ainda nos Esportes, com a Bocha em Trio disputada por Thomás Francisco Alff; Pedro José Kranz Francisco e Paulo Rodrigo Prestes de Moraes.

O CTG Acácia Negra também trouxe premiações do 13⁰ Rodeio Artístico. As Intérpretes Vocais Daniela Koch e Eduarda Moraes ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria Juvenil. Na Declamação, outra prenda do Acácia fez bonito. Vitoria Moura Osório foi primeiro lugar Juvenil. Já Isadora Fernandes conquistou primeiro lugar na Declamação Mirim; enquanto Amilton Teixeira Osório foi primeiro na Declamação Adulto, e está na Interregional. Na Dança de Salão, a dupla Giovana Brito e Davi Queratti alcançou o terceiro lugar. Já em grupo, a Invernada Artística Mirim do Acácia foi campeã regional da categoria, pelo quarto ano consecutivo.

Ana Paula da Silva, do Os Lanceiros, foi 3ª na Declamação Prenda Mirim. Foto: Arquivo Pessoal

Os Lanceiros também representaram Montenegro, com três tradicionalistas mostrando seu garbo. Valentina Dias Callegaro cantou e encantou com apenas 4 aninhos, interpretando a música “Pesinho”, e sendo primeira no Interprete Vocal Feminino Mirim. O gaudério Bernardo Dias Callegaro, de 7 anos, participou em duas modalidades. No Intérprete Vocal Mirim, cantando a música “Lembranças”, ficou em terceiro; e também como Mirim, na modalidade Gaita Piano foi o terceiro melhor da região. E na Declamação Prenda Mirim, Ana Paula da Silva, 12 anos, ficou em terceiro lugar.

No conjunto vocal foi a vez de Pareci Novo revelar sua força, com o CTG Charla Galponeira conquistando o primeiro lugar.

Primeiros de cada modalidade
classificados à Interregional do Enart
-Declamação Feminina: Milena Borchaidt da Silva – Montenegro, CTG Estância do Montenegro;
-Poesia: Crislei Von Mühlen – Taquari, CTG Porteira Aberta de Bom Princípio;
-Conto: Crislei Von Mühlen – Taquari, CTG Porteira Aberta de Bom Princípio;
-Intérprete Solista Vocal Feminino: Maria Eduarda Lima – Taquari, CTG Pelego Branco;
-Intérprete Solista vocal Masculino: Lourenço Nunes – Portão, PL Timbaúva;
-Violão: Giovani de Azevedo Andrade – São Sebastião do Caí, PL Timbaúva de Portão;
-Gaita Piano: Bruno Arthur Finger – Feliz, CTG Rancho Feliz;
-Gaita Botão Oito Baixos: Eduarda Gunther – São Sebastião do Caí, CTG Lauro Rodrigues;
-Gaita Botão mais de Oito Baixos: Eduarda Gunther – São Sebastião do Caí, CTG Lauro Rodrigues;
-Gaita de Boca: Jorge Luis da Costa – Portão, PL Timbaúva;
-Conjunto Vocal: CTG Charla Galponeira – Pareci Novo;
-Conjunto Instrumental: CTG Lauro Rodrigues – São Sebastião do Caí;
-Causo Mirim: André Luís Weinzemann da Silva – Montenegro, CTG Estância do Montenegro;
-Declamação Masculina: Amilton Teixeira Osório – Montenegro, CTG Acácia Negra;
-Danças Tradicionais – adulta força B: 1° CTG Tropeiro da Serra;
-Danças Tradicionais – adulta força A: CTG Velha Cambona;

O CTG Porteira Aberta, de Bom Princípio, somou 73 pontos no total das a apresentações, e recebeu o Troféu Rotativo Lança de Ouro.

*A idade mínima para participar do Enart é 16 anos

Últimas Notícias

Destaques