A revista Expressão produziu um conteúdo para ajudar você a escolher um perfume para chamar de seu
Há diversos tipos de aromas. Cítricos, amadeirados, doces, orientais, e, entre eles, os tons mais fortes e os mais suaves. Cada pele responde de maneira diferente aos cheiros. Mas há ocasião certa para usar algum perfume? Como escolher?
Não existe nenhuma fórmula certa para a escolha de uma fragrância. A seleção é baseada na personalidade, emoções e preferências de cada um. É certo que cada pele responde de maneira diferente ao estímulo das notas, por isso nunca se deve escolher uma essência pela forma como exala em alguém. Fatores como PH – acidez, neutralidade ou alcalinidade -, oleosidade e o suor definem o aroma. Se sua amiga tem um cheiro ótimo pelo perfume que usa, por exemplo, não quer dizer que ficará exatamente igual ou bom em você. Então, não adianta. Só experimentando mesmo. Pensando nisso, lojas e vendedoras disponibilizam mostruários, para que cada pessoa possa aplicar o perfume na pele e avaliar se a reação agrada.
As classes de perfumes vão do forte ao mais suave. Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne representam essências muito fortes, fortes, médias e suaves respectivamente.
A classe Parfum tem de 15% a 40% de essência na composição e costuma ter valores mais elevados por conta disso. Eau de Parfum tem essência de 10% a 15%. Já Eau de Toilette tem o cheiro menos agressivo e uma porcentagem entre 5% a 10%. E, por último, Eau de Cologne, a água de colônia, mais fraca, apropriada para o dia, com 2% a 5% de essência na composição, podendo ser aplicada mais vezes no período.
Para o dia
Durante o dia temos diversos afazeres em locais de convivência coletiva. Por isso, a recomendação é de que os perfumes mais suaves sejam utilizados, evitando incômodo para outras pessoas, pois nem todos apreciam as mesmas fragrâncias. As dicas são as colônias e águas de colônias, com toque floral ou cítrico. Aromas como o Fresca, Accordes Harmonia e das Águas de Colônia de Nativa SPA, de O Boticário, são boas opções para exalar recém saído do banho.
Para a noite
Na noite, pode dar aquela extravasada. Pubs, festas e ambientes fechados, com muitas interferências de cheiros permitem o uso de notas mais fortes. Sejam florais, amadeirados ou mais orientais. A indicação são aromas com mais essência na composição, como Parfum ou Eau de Parfum. Fragrâncias como Make B. Eau de Parfum, Coffee Woman Seduction ou Egeo Dolce, de O Boticário, são mais adocicadas e ótimas pedidas para as baladas.
Aplicação
Algumas zonas do nosso corpo são quentes porque a circulação sanguínea é mais intensa. Nuca, pulsos, dobras dos cotovelos, parte de trás dos joelhos são algumas áreas que a essência ficará circulando. Escolha dois pontos para a aplicação. A indicação é de seja feita a uma distância de pelo menos 30 cm, em embalagem de borrifar, para que não haja exageros. Para outros casos, entre duas e três gotas é o necessário.
Curiosidades
-Os pontos citados acima, para uso do perfume, são os que menos suamos. Locais onde a sudorese é maior, o perfume fixa menos;
-Aromas são geralmente desenvolvidos, pensando em agradar o sexo oposto. Masculinos pensando nas mulheres e femininos, nos homens;
-Cheiros não podem ser patenteados, de acordo com a Lei da Propriedade Industrial Artigos 18, parágrafo II da Lei Nº 9279/97;
-Perfumes florais são coringas, podendo ser utilizados durante o dia e já emendar com as saídas noturnas. Suas notas também caem melhor durante o inverno.