Campanha é dividida em três etapas prioritárias
A 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, dia 12, no Brasil. O público-alvo é estimado em 79,7 milhões de brasileiros. A campanha vai até o dia 9 de julho.
Em Montenegro, a imunização será feita em todas as unidades básicas de saúde. No entanto, as crianças terão de ser vacinadas, exclusivamente, nas salas de vacina localizadas na USF 1 Germano Henke, USF 3 Industrial, Pediatria da SMS e UBS Centro. Todos os imunizados, principalmente as crianças, devem ter a carteirinha de vacinação. As doses serão aplicadas nos horários de atendimento normal dos postos. A novidade desse ano é que, na UBS Centro, o serviço irá até as 22h. Após o fechamento da unidade de referência, o morador de qualquer bairro pode ser imunizado na UBS Centro até esse horário.
De acordo com a enfermeira Nicole Ternes, chefe do Setor de Imunizações, a meta é vacinar 90% das pessoas de cada grupo.
A vacinação será feita de forma escalonada, com os grupos prioritários sendo distribuídos em três etapas (confira na tabela os grupos e as datas de vacinação). Os Municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização, o chamado “Dia D”, conforme a realidade de cada região. Por aqui, a data ainda não foi definida.
Uma ressalva feita esse ano é em relação a quem está sendo imunizado contra a Covid-19. Ainda não há estudos sobre a coadministração das vacinas da Covid e da Influenza. Nicole ressalta que é preciso ter cuidado para que haja um intervalo de 14 dias entre as imunizações. “A prioridade é a vacinação contra a Covid. Se a pessoa recebeu as doses, ela precisa esperar 14 dias para então tomar a da gripe”, destaca. Quem já foi imunizado contra a Covid precisa levar o comprovante da vacinação para a confirmação por parte da SMS.
O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação contra a Influenza prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
As medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 devem ser adotadas durante a campanha. É preciso usar máscara e evitar aglomerações nos posto de vacinação.