Com possibilidade de co-gestão, prefeitos podem convencionar mudanças
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 10, que a Região 08 do modelo de Distanciamento Controlado – na qual estão inseridos Montenegro e outros Municípios do Vale do Caí – utilizado pelo Estado para conter a pandemia do novo coronavírus seguirá sob o protocolo estabelecido para a bandeira vermelha. No entanto, Leite ressaltou que através da co-gestão do programa com prefeitos é possível que a Região 8 adote um protocolo próprio menos restritivo.
Segundo o governador, um protocolo específico para a região do modelo de Distanciamento Controlado poderá ser convencionado se 2/3 dos prefeitos da região o aceitarem. Um decreto estabelecendo as regras para essa co-gestão será publicado ainda nesta segunda-feira. “Ele (o decreto) vai prever que os prefeitos possam adotar protocolos menos restritivos, desde que regionalmente”, explicou Leite. Ele reforçou que tal mudança deverá ter aval técnico e ser informada ao Governo do Estado.
“Os protocolos de região vermelha poderão ser menos restritivos, mas não menos restritivos que os de bandeira laranja”, continuou Leite. O governador salientou que essas mudanças se dão por o modelo ter sido bem assimilado. Além disso, ele disse que era necessário ajustar o programa a um novo momento vivido pelo Rio Grande do Sul em face à pandemia do novo coronavírus.
Ao comentar o indeferimento do pedido para a Região 08 passar para a bandeira laranja, o governador observou que os dados estão relativamente estabilizados, mas ainda muito altos. Essa é a oitava semana seguida na qual a Região 8 estará na bandeira vermelha. No entanto, seis dos 18 Municípios que a compõe podem adotar protocolos da bandeira laranja por não terem tido hospitalização ou óbitos de moradores por causa da Covid-19 nos últimos 14 dias. Entre esses Municípios estão Brochier, Maratá e Pareci Novo.
A região do modelo de Distanciamento Social de Caxias do Sul, na qual estão inseridos alguns Municípios do Vale do Caí, segue na bandeira laranja. O mapa definitivo desta semana conta com nove regiões em bandeira vermelha e 12 em laranja.