A pandemia do novo coronavírus fez a reflexão de renovação de fé e de esperança da Páscoa de 2021 vir também na forma de vacina contra a Covid-19. Durante o feriado, foi realizada pelo Estado a distribuição de novas doses dos imunizantes produzidos no Brasil pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz. Inclusive, houve Municípios que já realizaram a vacinação durante o fim de semana.
É o caso de Montenegro. A Cidade das Artes recebeu 1.060 doses da CoronaVac para aplicação da primeira dose no grupo de idosos até 65 anos. Outras 375, essas da AstraZeneca, foram destinadas para iniciar a imunização das forças de segurança e salvamento. Além disso, Montenegro recebeu um total de 1.890 do imunizante produzido pelo Instituto Butantan para serem utilizados como segundo dose de grupos já vacinados com essa vacina.
A aplicação das vacinas referentes à primeira dose para idosos acima dos 65 anos começou ainda no sábado, dia 3, em Montenegro. Na ocasião foram imunizadas 970 pessoas. Outras 70 doses foram aplicadas ainda da segunda-feira, dia 5, terminando o quantitativo de vacinas disponíveis para a primeira dose. Além disso, foi feita a reserva 20 doses para a aplicação em pessoas da faixa etária atendida que estão acamadas. A secretaria municipal de Saúde de Montenegro orienta que quem estiver na faixa anunciada e não puder ser imunizado no Parque Centenário porque tem problemas de saúde que impedem o deslocamento deve entrar em contato pelo 3632-0138.
Para Brochier, a remessa foi de 360 doses da CoronaVac. Dessas, 110 são para a aplicação da primeira dose em idosos. As 250 restantes serão utilizadas para completar a imunização daqueles que já receberam a primeira dose há 28 dias o mais. O Município também recebeu um lote de 10 doses da vacina da AstraZeneca. Elas são destinadas para profissionais das forças de segurança e salvamento.
Em Maratá, o quantitativo de doses da CoronaVac recebido é de 180. Dessas, 50 são para a primeira aplicação e 130 para segunda dose daqueles já imunizados. Para forças de segurança e salvamento que atuam no Município forma destinadas 10 doses da vacina produzida pela Fiocruz.
Pareci Novo recebeu 75 doses da CoronaVac para primeira aplicação em idosos, 120 para a segunda e outras cinco doses da vacina da AstraZeneca para as forças de segurança e salvamento.
Foram destinadas para São José do Sul 50 doses para a primeira aplicação da CoronaVac em idosos e outras 110 doses da mesma vacina para serem aplicadas em quem a recebeu há 28 dias ou mais. Para as forças de segurança e salvamento que atuam no Município foram destinadas cinco doses da AstraZeneca.