INSS faz reavaliação dos documentos de beneficíarios

O INSS começou a notificar segurados que precisarão passar por reavaliação dos documentos que embasaram a concessão do benefício. Uma revisão administrativa apontou que 1,7 milhão de brasileiros (de todas os tipos de benefício), que serão notificados por meio de carta de cumprimento de exigência. Após o recebimento, terão 60 dias para enviar a documentação digitalizada, preferencialmente pelo Meu INSS (site ou aplicativo).

Após acessar o sistema, deve procurar o link ‘Atualização de Dados de Benefício’, anexando cópia dos documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, deverá agendar pelo Telefone 135 atendimento na Agência do INSS de sua cidade (agências devem reabrir no dia 14 de setembro). O Instituto não receberá o cumprimento de exigências sem agendamento prévio.

Carta em versão digital está no APPdos Correios
O Instituto firmou parceria com os Correios para disponibilizar a carta de exigência também de forma online no aplicativo dos Correios, serviço chamado de ‘Entrega Digital’. A solução amplia o acesso dos segurados às cartas e notificações oficiais enviadas pelo INSS.

Mais de 1,7 milhão de cartas serão enviadas aos endereços dos segurados e dos cidadãos que necessitam atualizar ou complementar alguma documentação junto ao INSS. Este público também já consegue visualizar essa correspondência de forma fácil, rápida e segura, pelo aparelho celular, no aplicativo dos Correios.

As cartas em formato digital estarão disponíveis na seção ‘Minhas Mensagens’ do aplicativo. Esta alternativa multicanal permite aos destinatários terem acesso às correspondências, mesmo diante de situações que impossibilitam a entrega da carta física, como endereço desatualizado.

Como acessar o APP Correios
Após baixar o aplicativo Correios no smartphone, é necessário fazer um cadastro com número do CPF e informações pessoais, e depois criar uma senha. A tela principal traz vários serviços como “Rastreamento de Objetos” e ‘Busca Agência’. Em ‘Minhas Mensagens’, o usuário acessa a sua própria caixa de correspondência digital, na qual poderá verificar se foi notificado pelo INSS para entrega de documentação.

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