Um porre de festa

As lembranças mais marcantes da minha infância são aquelas relativas as festas que haviam na cidade. Éramos uma família humilde. Pobre mesmo. Meu pai trabalhava na sala de Máquinas do Frigorifico Renner e fazia malabarismos para sustentar minha mãe e seis filhos. Nada diferente de 80%das famílias brasileiras atuais. Diversão só no 0800.

Então, quando havia programação gratuita como eram as festas, era literalmente uma festa e saímos estrada a fora atrás do Velho Alvaro e da Dona Ju buscando a diversão prometida. Imagina um casal e seis barrigudinhos atrás procurando o som ? Éramos nós. Velho Alvaro, ranzinza resmungando : “Vamos Juraide, cuida esses guris” “Olha os carros Juraide, cuidado a rua!” A volta era igualzinho porém todos se arrastando de cansados , mas felizes.

Lembro vagamente da Festa da Laranja, que salvo engano, foi ali onde hoje é o Albergue Municipal. Algum historiador pode ajudar? Essa Festa perdemos para Taquari.

Depois a grande Festa: O Centenário do Município em 1973. Desta lembro um pouco mais. Lembro-me do chaveiro que era distribuído, lembro-me de algumas atrações.Das exposições. Das escolas participando. Mas a festa tradicional que eu mais participei que marcou minha infancia foi a Festa de São João do Polivalente. Passava o ano todo esperando a Festa de São João do Polivalente.Tanto para desfilar na carroceria de um caminhão pela cidade a anunciar a festa, quanto participar ate a noite das variadas atrações. Claro, a que mais gostava era a Reunião Dançante, na sala de Educação Artística.

Há um ditado que diz “Que Deus ajuda os Bons.” Pois tivemos a sorte ou a coincidência de reviver logo de cara três grandes festas. A primeira será a FenAcitrus. Organizada por varias entidades privadas que ocorrerá de 01 a 31 de maio. A festa pretende resgatar potencialidades esquecidas ou adormecidas do Município: As artes e os citrus. Terá atrações diversas como desfile de carros alegóricos, gincana, desfile de rainhas, lançamento do Museu do Brinquedo, festival aéreo entre outros. Sucesso com certeza.Depois, em Junho, de 23 a 26 uma grande festa de São João. Produzida pela Idealize, pretende resgatar as grandes festas de São João de outrora, talvez como as do Polivalente, do próprio São João Batista e outras. Nada mais justo para quem tem o santo como padroeiro. Até quadrilhas e casamento na roça haverá. Além de outros shows. Outro Sucesso com certeza.

Por fim, já no próximo ano a grade festa do Sesquicentenário. Estamos a todo vapor, reunindo-nos semanalmente tratando da revitalização total do Parque Centenário que foi anunciada ontem e paralelamente planejando este grande evento que vai marcar esta administração. Queremos igualar e talvez superar os festejos dos 100 anos deixando gravado na memoria dos Montenegrinos uma festa para orgulhar a todos. Se velho Alvaro e Dona Ju estivessem vivos, certamente estariam lá. Aguardem.

Últimas Notícias

Destaques