Salomão, o esperto.

Salomão escreveu o livro de Provérbios. Escreveu também o Eclesiastes e O Cântico dos Cânticos. Foi o terceiro rei de Israel, sucedendo seu Pai o grande Rei Davi. Salomão, segundo a tradição, foi o homem mais sábio que já pisou esta terra. Não houve, nem haverá mais sábio que ele.

Imagina só, o mais sábio? Mais até que Einstein. Mais que Stephen Hawking. O cara que escreveu Uma breve Historia do Tempo perderia em sabedoria para Salomão. Leia Provérbios, leia Eclesiastes. Os livros de Lair Ribeiro ou qualquer outro de autoajuda ficam no chinelo perto destas duas pérolas Divinas. Com a vantagem que o autor é o próprio Criador de todas as coisas.

Salomão era tão sábio, mas tão sábio, que certa feita o próprio Deus perguntou a ele: “Salomão, pede-me o que queres e dar-te-ei”. Pensa bem. O que queres. Eu pediria uma Harley Davidson 1200cc. ou que o Grêmio se livrasse do rebaixamento. Salomão não. Ele pediu sabedoria. Esperto esse Salomão. Não pediu para ganhar na Mega Sena, pediu sa – be – do – ria.

Agora vamos ao Eclesiastes, olha o que está escrito lá no capitulo 9 versículo 9: “Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol”.

Bah. Era sabido este Salomão. E é isso. Tudo que levamos para o túmulo que é nosso destino (e isso também está lá, no livro Sagrado) são estas coisas. Não levaremos nossa casa, não levaremos nossa camionete 4×4, não levaremos nossas joias. Nem a roupa com a qual desceremos à cova, será escolhida por nós. Nada. Por isso temos que aproveitar os momentos bons de nossa existência e as oportunidades.Por isso não entendo certas vaidades. Não consigo aceitar pessoas torcendo contra a sua própria cidade apenas porque perderam as eleições. Terminou o pleito, TODOS SOMOS MONTENEGRO. Ou pelo menos teríamos que ser. Estas vaidades deixaram a cidade à margem das grandes decisões políticas das ultimas décadas.

Estas vaidades fazem com que Capela de Santana tenha mais força a nível Estadual do que Montenegro. Capela tem uma rótula na RSC-287 na entrada da cidade, que resolveu os problemas de trânsito e de segurança por lá. Portão tem viaduto. Fazenda Vila Nova tem viaduto na RSC-287. Fazenda Vila Nova deve ser do tamanho de um bairro de Montenegro, mas lá se uniram sem vaidades e conseguiram. Aqui não. Montenegro se humilha com o pires na mão mendigando algo do tipo e ainda precisa brigar com a turma do contra, que, quando teve a possibilidade de resolver o problema, foi incompetente.

Por isso é de comemorar sim, as relações desta administração com o poder central. Infelizmente o sistema politico brasileiro é este. Temos que usar sabedoria (olha ela de novo aí) para obter os melhores resultados para todos. Ser sábio muitas vezes é ter sensibilidade de identificar onde buscar e como buscar as melhores ferramentas e recursos para a administração.

Quanto aos críticos (que nunca enxergam coisas boas), deixo um conselho: Desfrute a sua vida com aqueles a quem você ama, e detalhe, todos os dias desta vida sem sentido porque essa é a única recompensa pelo seu árduo trabalho. Paremos de vaidades, pensemos no coletivo.

Últimas Notícias

Destaques