Marcos Antônio Bender, simplesmente o Bender, ou o Gago, foi meu supervisor quando trabalhei na DSM no Polo Petroquímico. Gago é um baita cara, honesto, trabalhador, leal e com um coração mole, além de humilde. E como disse, gago.
Esta história ele mesmo contou nas várias madrugadas em que passamos juntos nos turnos de revezamento na fábrica. Ele foi pedir para namorar a sua futura esposa, porque antigamente se pedia ao pai para namorar a moça. Hoje, quando o pai vê, já tem um marmanjo morando com sua filha.
Só que tinha um problema: o pai da sua amada também era Gago. E agora? Como chegar e iniciar uma conversa com o futuro sogro sem que ele achasse que o pretendente a genro estivesse lhe imitando?
Mas o Gago é esperto, se emperiquitou todo, botou a fatiota, lustrou os sapatos, passou “gumex” nos cabelos, que naquela época ainda os tinha e rumou para casa da sua futura e amada esposa.
Tocou a campainha e quando o sogro atendeu foi logo falando:
– Bo-bo-bom didi-a, me me meu no-no-nome ééeé Ma-marcos An-to-to-nio eeeee eu também-bémsossso sou Ga-ga –gago..
Pronto, ganhou o sogro ali e vive até hoje feliz com dona Rosí seus dois filhos Kiko,kako e sua neta. Bender é muito esperto. E humilde. Hoje é um aposentado e bem sucedido dono de alguns imóveis, mas nunca ostentou nem precisou humilhar ou passar por cima de ninguém para chegar aonde chegou. Aprendi muito com ele, não só profissionalmente porque era um baita técnico, mas também com a sua humildade e trato com as pessoas mesmo ele sendo meu supervisor.
Humildade, aliás, é um principio bíblico. Está lá em Provérbios 16.18: “ A soberba precede a queda”. Mas parece-me que algumas pessoas esquecem-se ou dão pouco valor aos ensinamentos sagrados e acabam pagando a conta dos seus atos. Também em Provérbios 29.23 a humildade é exaltada e ensinada.
Você não precisa querer mostrar-se superior a ninguém, não precisa humilhar ou rebaixar alguém para que você seja exaltado. Tudo que nos acontece é fruto daquilo que buscamos ou acreditamos e muitas vezes só conseguimos chegar onde queremos graças a várias pessoas que nos ajudaram no caminho.
Conheço alguns que se achavam a“última bolachinha do pacote” ou “o ultimo gás da coca” e hoje não passam de moribundos tanto espirituais quanto sentimentais. O saldo de sua conta bancária ou quantos canudos você tenha não lhe faz melhor que ninguém.
Já vi milionários humilhando secretarias por achar que seu dinheiro pode tudo, já vi “doutores” fazendo pouco caso de serventes achando que sua formação faz dele um ser superior. Humildade não é medida, é praticada. São atitudes. Podemos ver um rico humilde e um pobre soberbo. Aliás no ambiente fabril é o que mais eu via, quem menos tinha poder eram aqueles que mais se achavam superiores em relação a quem estava abaixo na hierarquia. Ninguém é superior a ninguém a não ser o Criador, Jesus Cristo.
Sejamos mais humildes, sabendo que mais dia menos dia podemos precisar de alguém que um dia fizemos pouco caso ou passamos por cima. Nossa condição não nos faz melhor ou pior que os outros. O que nos acontece é fruto das nossas atitudes. Para o bem e para o mal.
Sejamos como meu amigo Gago, espertos. Mas humildes.