Liderar pelo exemplo

Tenho ficado em casa alguns dias com meu neto Bento de um ano e meio de idade. É impressionante como as crianças evoluiram com relação a nossa geração. Também impressiona o quanto somos importante na formação dos pequenos. Eles observam tudo, mexem em tudo, perguntam tudo mesmo ainda não sabendo formular uma frase. Por isso é importante dar bons exemplos e cuidar o que fazemos e falamos perto deles pois repetem aquilo que vêem os adultos fazendo.

Se é fundamental na formação do caráter da criança os atos que ela vivencia no seu dia a dia, enquanto está crescendo, nas empresas também quem é liderado observa as atitudes de quem lidera.
Fui supervisor de uma grande empresa petroquimica e sempre procurei ser exemplo para meus subordinados. Se pedia algo, que fosse de dificil execução, sempre procurava estar junto fazendo, ou ajudando a fazer até para saber quais dificuldades e quais condições do serviço. E procurava estar sempre bem informado sobre tudo do meu trabalho.

Na administração pública também deve ser assim. Mesmo sabendo que os processos são mais lentos e nem sempre há ferramentas que possibilitem uma cobrança quando não há desempenho, ou minimante o cumprimento das obrigações que o contribuinte espera, quem ocupa liderança deve dar o exemplo.
Muito do sucesso que esta administração tem alcançado, só está sendo possivel pelo corpo de colaboradores tecnicos que circundam o gabinete e pelos colaboradores de carreira das varias secretarias que entenderam a politica seria e comprometida e pelo exemplo que o prefeito e vice passam a todos que convivem no seu dia a dia.

Se assim não fosse, certamente, a tarefa seria muito mais complicada, mas quando o liderado vê brilho nos olhos do seu lider ele também, até por constrangimento, vê-se na obrigação de ver o mesmo e de fazer aquilo que seu lider está fazendo.
Por isso, não sei se fico triste ou com raiva quando vejo declarações da maior autoridade do país relativizando o crime.
Apesar de saber que era isso que deveriamos esperar, pois já tinha dito que “não se pode prender quem rouba um celular para tomar uma cervejinha”, ouvir o presidente de um país dizer que “tudo bem se for roubar apenas um pãozinho” mostra o perigoso caminho que escolhemos.

Também deixa com raiva e sem esperança ver que os mesmos que massacraram o ex presidente porque “deveria ser exemplo no caso das vacinas contra o Covid”, e concordo que deveria, pois era a maior liderança e era seguida por milhares de brasileiros, estejam calado e até apaludindo o atual que dá pessimos exemplos de ética, conduta e carater.

Mas tudo bem, nada que uma Lei Rouanet ou um patrocinio milionario não resolva pois no Brasil de hoje, criticar o sistema dá cadeia. Já cometer delitos é até incentivado por quem deveria dar exemplos e combate-los.
A pedido do amigo Toco Fachim segue meu e-mail: [email protected]. Estejam a vontade para criticar ou sugerir.

Últimas Notícias

Destaques