Capital humano é chave para transformação social

É fato que vivemos uma mudança no perfil demográfico do Brasil e de forma ainda mais acelerada no Rio Grande do Sul. Se compararmos o número de filhos das famílias de duas ou três gerações com os dias de hoje, percebemos a curva decrescente no número de filhos. Por outro lado, o aumento da expectativa de vida comprova a tendência de crescimento desde 1940. À época, a esperança de vida dos brasileiros era de apenas 45,5 anos. Hoje, segundo dados do IBGE, é de 77 anos. Ou seja, estamos vivendo, em média, 31,5 anos a mais do que na metade do século passado.

Uma transformação social, causada por diversos fatores, mas que nos traz um grande desafio: melhorar o desempenho e a performance do Estado, por meio do capital humano, ou seja, investindo nas pessoas. Para isso é preciso ação, recursos e políticas públicas para transformar os desafios em oportunidades.

Além de prepararmos melhor as nossas crianças e jovens, precisamos qualificar a mão-de-obra e dar melhores condições para que as mulheres exerçam a liberdade econômica. Conforme os indicadores sociais mais recentes do Brasil (IBGE), em 2019, 73,7% dos homens em idade de trabalhar estavam inseridos na força de trabalho. Entre as mulheres, a taxa foi de 54,5%. A disparidade fica ainda mais evidenciada entre as mães, quando o nível de ocupação é 12,6% inferior ao verificado entre mulheres que não possuem filho.

Outro dado preocupante sobre o nosso capital humano, apresentado recentemente pelo Banco Mundial, revela que apenas 60% dos brasileiros alcançam a capacidade produtiva. Ou seja, 40% do talento permanece inalcançado e, por consequência, invisível aos olhos da sociedade. Por isso, a priorização do sistema educacional como um todo representa também uma melhora na capacidade produtiva da população, já que a melhoria da aprendizagem é preponderante para o ganho de capital humano. Mais do que isso: trazer a educação para o centro dos debates é a nossa chance de virar a chave das perspectivas de futuro social e econômico e permitir às próximas gerações sonhar com um futuro de oportunidades.

Gabriel Souza (MDB)
Deputado estadual e vice-governador eleito do RS

Últimas Notícias

Destaques