Retornar à Câmara Municipal depois de exatos vinte anos é para mim, antes de mais nada, motivo de elevado orgulho. Orgulho esse, que vem geminado à profunda gratidão por todos aqueles que, em mim depositaram a necessária confiança para que eu fosse o seu representante na Casa do Povo. Justamente desta confiança decorre a enorme responsabilidade e o desafio diuturno de contribuir significativamente para os desafios que se apresentam a nossa cidade em sua sanha de crescer com harmonia social.
A experiência acumulada nos vários mandatos como vereador e nos oito anos como prefeito, seguramente irá nos indicar o melhor e mais seguro caminho a ser percorrido na busca constante de, juntos encontrarmos as soluções adequadas para os desafios dessa cidade de natureza progressista mas com, por assim dizer, DNA de solidariedade que nos torna a todos vizinhos.
Serei na Câmara combativo como sempre fui. Mas também humilde, como jamais deixei de ser. Sobretudo, tomo como divisa a moderação, o equilíbrio – que reputo ser a melhor via para a resolução de todas as questões públicas. Nos ensinaram os antigos gregos, berço de nossa própria civilização, que a virtude está sempre no meio, nunca nos extremos. É preciso despolarizar os ânimos políticos no país. E o país começa em cada município. Portanto, comecemos do nosso!
Nações só prosperam na Paz, assim nos ensina a própria história. O salutar debate de projetos e mesmo de ideologias é adequado às campanhas eleitorais. Mas uma vez passadas as eleições (essa dádiva sem preço da Democracia!) é com trabalho e união que se constrói uma sociedade mais justa, mais igualitária, com mais possibilidades de desenvolvimento para todos. Neste sentido, é alta a responsabilidade dos homens públicos, as chamadas autoridades, em liderarem o povo. Esse é o nosso compromisso com os tempo que vivemos, mas também com a construção do tempo futuro, aquele em que viverão nossos filhos e netos. Estamos cônscios da parcela que nos cabe nessa responsabilidade e dela não nos desviaremos.
Como decano da Câmara Municipal, tenho convicção de que, todos os colegas iniciam esta legislatura igualados na representatividade inerente a cada um dos assentos desta Conspícua Assembléia popular e, acima de tudo, irmanados na nobre missão do Bem Comum. E, aos nobres pares, colho o azo para declarar que, todos e todas receberão de minha parte tratamento isonômico e o mais sincero propósito de somar forças para as causas que visem a melhorar a qualidade de vida da população da nossa comuna.
Que Deus nos ilumine e oriente a todos no cumprimento deste nobre desafio!
A todos, feliz anos novos!