Vivemos a ressurreição?

A ressurreição de Jesus é a consequência de uma vida gasta a “fazer o bem e a libertar os oprimidos”. Isso significa que, sempre que alguém – na linha de Jesus – se esforça por vencer o egoísmo, a mentira, a injustiça e por fazer triunfar o amor, está a ressuscitar; significa que sempre que alguém – na linha de Jesus – se dá aos outros e manifesta em gestos concretos a sua entrega aos irmãos, está a ressuscitar. Eu estou a ressuscitar, porque caminho pelo mundo fazendo o bem, ou a minha vida é uma submissão ao egoísmo, ao orgulho, ao comodismo?

A ressurreição de Jesus significa, também, que o medo, a morte, o sofrimento, a injustiça deixam de ter poder sobre o homem que ama, que se dá, que partilha a vida. Ele tem assegurado a vida plena, essa vida que os poderes deste mundo não podem atingir nem restringir. Ele pode, assim, enfrentar o mundo com a serenidade que lhe vem da fé. Estou consciente disto ou deixo-me dominar pelo medo, sempre que tenho de agir para combater aquilo que rouba a vida e a dignidade a mim e a cada um dos meus irmãos?

Aos discípulos pede-se também que sejam as testemunhas da ressurreição. Nós não vimos o sepulcro vazio, mas fazemos todos os dias a experiência do Senhor ressuscitado, vivo e caminhando ao nosso lado nos caminhos da história. Temos de testemunhar essa realidade; no entanto, é preciso que o nosso testemunho seja comprovado por fatos concretos: por essa vida de amor e de entrega que é sinal da vida nova de Jesus em nós.

O Batismo introduz-nos numa dinâmica de comunhão com Cristo ressuscitado. Tenho consciência de que o meu Batismo significou um compromisso com Cristo? Quando, de alguma forma, tenho um papel ativo na preparação ou na celebração do sacramento do Batismo, estou consciente e procuro deixar claro que não se trata de um ato tradicional ou social, mas num compromisso sério e exigente com Cristo ressuscitado?

A minha vida tem sido, na sequência, uma caminhada coerente com esta dinâmica de vida nova? Esforço-me realmente por me despojar do “homem velho”, egoísta e escravo do pecado, e por me revestir do “homem novo”, que se identifica com Cristo e que vive no amor, no serviço e na doação?

“Viu e acreditou!” Como os discípulos, muitas vezes corremos atrás do maravilhoso que nos escapa e decepciona. Procuramos Cristo onde Ele não está… Durante o tempo pascal, a exemplo de João, exercitemos o nosso olhar para descobrir o Ressuscitado através dos sinais humildes da vida quotidiana… Com os discípulos de Emaús, descobri-lo-emos a caminhar perto de nós no caminho da vida e a abrir os nossos espíritos à compreensão das Escrituras…Santa e Abençoada Páscoa!
Pe. Diego Knecht

PROGRAMAÇÃO
15.04.2022 – Sexta-feira
06 até 12h – Vigília Eucarística na Catedral
09h – Via Sacra subindo o Morro São João. Concentração na Catedral
15h – Celebração da Paixão na Catedral**
15h – Celebração da Paixão na Com. Nª Sra. das Graças
15h – Celebração da Paixão na Com. São José do Maratá
19h – Procissão do Encontro na catedral
20h – Concerto de Páscoa na catedral
16.04.2022 – Sábado
16h – Missa de Páscoa na Com. Imaculado Coração de Maria
16h – Missa de Páscoa na Com. Santos Reis
16h – Missa de Páscoa na Com. Santo Alberto Magno
17h30 – Missa de Páscoa na Com. Nª Sra. Navegantes
17h30 – Missa de Páscoa na Com. Nª Sra. Aparecida
17h30 –Missa de Páscoa na Com. Nª Sra. do Rosário
19h–Vigília Pascal na Com. São José do Maratá
19h – Vigília Pascal na Com. Nª Sra. das Graças
19h – Vigília Pascal naCatedral **

17.04.2022 – Domingo
07h – Missa de Páscoana Catedral
8h30 – Missa de Páscoa naCom. Bom Pastor
8h30 – Missa de Páscoa na Com. Santo Antônio
9h – Missa de Páscoa na Catedral **
10h – Missa de Páscoa naCom. Espírito Santo
10h – Missa de Páscoana Com. Nª Sra. do Perpetuo Socorro
18h – Missa de Páscoana Catedral
18.04.2022 – Segunda-feira
20h – Terço na Com. Nª Sra. das Graças **
20h – Terço na Com. Santo Antônio
20h – Escola Vivencial do Cursilho no salão paroquial
19.04.2022 – Terça-feira
18h30 –Missa na Catedral com benção da saúde
20.04.2022 – Quarta-feira
18h30 –Missa na Catedral
21.04.2022 – Quinta-feira
18h30 – Missa na Catedral
19h30 – 1ª noite do Tríduo na Com. Bom Pastor
** com transmissão AO VIVO via Facebook da paróquia, pela rádio América Am 1270 e YOUTUBE – Catedral São João Batista – Montenegro/RS.

Últimas Notícias

Destaques